Regulador dos EUA diz que imagens de IA não têm direito autoral (na maioria das vezes)

Órgão de proteção aos consumidores dos EUA argumentou que obras geradas por IA muitas vezes não são elegíveis para direitos autorais, ao carecerem de criação predominantemente humana.

Nesta quarta-feira (8.nov.23), a Federal Trade Commission (FTC) dos EUA emitiu uma declaração esclarecendo sua posição sobre direitos autorais de imagens criadas por ferramentas de inteligência artificial.

A FTC argumenta que obras geradas por IA muitas vezes não são elegíveis para direitos autorais, ao carecerem de criação predominantemente humana.

O comentário foi submetido em resposta a um aviso de investigação e pedido de comentários sobre as questões de direitos autorais e políticas suscitadas pelos sistemas de IA.

ENTENDA. Em um comentário oficial ao Escritório de Direitos Autorais dos EUA, a agência delineou preocupações significativas, como a dificuldade em distinguir entre criações humanas e conteúdo gerado por IA e as implicações legais que surgem quando IA gera conteúdo a partir de materiais protegidos por direitos autorais.

A agência também expressou inquietação com a possibilidade de IA replicar indevidamente vozes e imagens de artistas, levando a potenciais enganos dos consumidores e práticas de concorrência desleais.

O comentário também abordou o risco de conteúdo gerado por IA originar-se de fontes piratas, violando direitos autorais e distorcendo as expectativas dos consumidores quanto à autoria.

Via VentureBeat (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!