Sem alarde, a Meta vai remover a interoperabilidade entre as DMs do Instagram e o Messenger.
COMO ASSIM? O aviso apareceu na Central de Ajuda do Instagram e foi flagrado pelo site 9to5Google.
A Meta informa que o recurso será descontinuado em “meados de dezembro de 2023” e lista quatro consequências do seu fim:
- Você não poderá iniciar novas conversas ou ligações com contas do Facebook no Instagram.
- Todos os bate-papos existentes que você teve com contas do Facebook se tornarão somente leitura. Isso significa que você e outras pessoas não poderão enviar novas mensagens nesses bate-papos.
- As contas do Facebook não poderão ver seu status online ou se você visualizou uma mensagem.
- Os bate-papos existentes com contas do Facebook não serão transferidos para sua caixa de entrada no Facebook ou no Messenger.
Na prática, se você conversa com alguém no Instagram a partir do Messenger, ou vice-versa, terá que “reiniciar” a conversa estando ambos na mesma plataforma.
CONTEXTO. A interoperabilidade foi apresentada em set.2020, um ano e meio depois de Mark Zuckerberg anunciar essa intenção em um textão no Facebook.
À época, Zuckerberg posicionou a mudança como um reforço à privacidade da família de apps da Meta.
Para muita gente, porém, era só uma jogada para dificultar a separação dos apps em empresas distintas.
Embora a Meta não tenha informado o motivo da reversão da integração entre Instagram e Messenger, o timing e as circunstâncias levam a crer que seja algo relacionado ao Digital Markets Act (DMA).
Entre outras medidas, a lei europeia obriga a interoperabilidade entre aplicativos e serviços online muito populares.
O WhatsApp foi enquadrado como tal e deverá se abrir para concorrentes. Indícios desse trabalho já foram detectados em versões de testes do aplicativo.
Nesse sentido, desfazer a integração Instagram/Messenger poderia ser uma maneira de preparar ambos os apps para o tipo de integração que o WhatsApp terá com outros apps.
Via Central de Ajuda do Instagram, 9to5Google (em inglês).