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Meta, TikTok e Google descumprem regras sobre publis de apostas esportivas

Ministério da Fazenda enviou ofícios para notificar que plataformas desrespeitaram regras sobre publicidade de apostas esportivas estabelecidas em outubro

Meta, TikTok e Google descumprem regras sobre publis de apostas esportivas

Meta, TikTok e Google foram notificadas pelo Ministério da Fazenda por desrespeitarem uma portaria publicada em outubro que regulamenta a publicidade de apostas esportivas no país.

Os ofícios foram obtidos pelo Núcleo via Lei de Acesso à Informação.

As plataformas foram oficiadas pela pasta ao longo de nov.2023, após o ministério ter cobrado das plataformas a adequação às regras em ao menos quatro reuniões realizadas entre 8.nov e 7.dez.

FORA DA REGRA. Segundo as notificações direcionadas às big techs:

O QUE DIZ A PORTARIA. São regras para o credenciamento de sites interessados em explorar a jogatina online no país, que também trazem diretrizes de "jogo responsável" para prevenir o vício em apostas e a indução ao endividamento de pessoas vulneráveis.

Isso incluiu vedações publicitárias como:

VISTA-GROSSA. De acordo com a resposta do Ministério da Fazenda ao Núcleo via LAI, reuniões com as plataformas foram realizadas para que as empresas "pudessem tomar conhecimento da norma, adotar as providências cabíveis e se adequar à legislação".

A principal preocupação da pasta relatada às plataformas foi à da "grande maioria" de publis veiculadas nessas plataformas sem avisos de restrição ou proibição da jogatina para menores de idade.

Reportagem Pedro Nakamura
Edição Sérgio Spagnuolo

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Pedro Nakamura

Pedro Nakamura

Repórter do Núcleo. Já escreveu para Estadão, Intercept Brasil, Matinal, Veja Saúde e Zero Hora. Interessado em jornalismo investigativo com foco em ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia.

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