O YouTube bateu a marca de 100 milhões
de assinantes dos planos Music e Premium.
O número inclui assinantes em período de teste, ou seja, que ainda não fizeram pagamentos.
COMO ASSIM? Conhecido pelos anúncios publicitários que permeias vídeos, desde 2015 o YouTube oferece planos pagos.
Os dois disponíveis atualmente são o Premium (R$ 24,90/mês) e o Music Premium (R$ 21,90/mês).
(Note que o Music Premium é um dos benefícios do Premium, ou seja, não faz muito sentido assinar o Music Premium.)
Além do acesso ao serviço de streaming de música, o Premium oferece outros benefícios:
- Assistir a vídeos offline;
- Assistir a vídeos sem anúncios;
- Recursos de inteligência artificial.
NÚMEROS. Apesar de ser um número grande, 100 milhões corresponde a 4% da base de 2,5 bilhões de usuários do YouTube.
O serviço ainda fica atrás de rivais diretos, como o Amazon Prime (200 milhões) e o Spotify (226 milhões).
Na conferência com investidores nesta semana, o CEO do Google, Sundar Pichai, disse que a divisão de serviços da empresa faturou US$ 15 bilhões em 2023.
Além do YouTube Premium, essa divisão inclui o YouTube TV e o Google One.
OK, MAS… O negócio de publicidade do YouTube ainda está muito à frente do de assinaturas pagas. Somente no quarto trimestre de 2023, os anúncios geraram US$ 9,2 bilhões de receita ao Google.
À Forbes, o CEO do YouTube, Neal Mohan, disse que:
Obviamente, somos um negócio sustentado por anúncios, mas também nos esforçamos muito para desenvolver um negócio de assinaturas. E essa é uma parte significativa de nossos negócios no momento.
Na mesma entrevista, Neal adiantou que o YouTube deverá lançar um novo plano pago, mais barato, que terá como único benefício a experiência sem anúncios do YouTube.
Via Blog do YouTube, Forbes (em inglês).