O Airbnb baniu globalmente o uso de câmeras de segurança internas após anos de relatos e denúncias de locatários e inquilinos sendo espionados. A plataforma também anunciou novas regras de transparência sobre câmeras externas e monitores de som.
As violações dessa nova política podem resultar na remoção da conta do anfitrião, segundo o Airbnb.
PRIVACIDADE. No passado, o Airbnb permitia câmeras internas em áreas comuns, desde que divulgadas antes da reserva e em locais visíveis. Mas muitos locadores não eram transparentes, e colocavam câmeras até mesmo nos banheiros ou em quartos.
Agora, pelo blog de comunidade, a plataforma avisou que elas estarão proibidas globalmente a partir de 30.abr, a fim de “priorizar a privacidade” dos usuários.
EXTERNAS. Além das câmeras internas, câmeras em locais externos considerados mais reservados, como chuveiros ao ar livre ou saunas, também estão proibidas.
MONITOR. Os anfitriões agora também serão obrigados a divulgar em seus anúncios quando um espaço tiver monitor de decibéis de ruído, e onde eles estão.
Esses monitores são geralmente usados para monitorar se o espaço está tendo alguma festa que viole as diretrizes do anúncio.
Via Associated Press (em inglês)