TikTok aposta em lobby e influenciadores para evitar banimento nos EUA

A estratégia é pressionar os senadores americanos a não aprovarem a lei. Influenciadores do TikTok também estão mobilizando usuários a entrarem em contato com parlamentares

O plano do TikTok para contornar um possível banimento nos Estados Unidos é continuar com um lobby forte no Senado americano.

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei que pode banir o TikTok no país (e outras tecnologias estrangeiras).

O presidente Joe Biden já disse que assinaria a lei caso fosse aprovada pelo Congresso. Alguns políticos influentes, como Chuck Schumer, líder da maioria no Senado, já se recusaram a apoiar a lei.

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Algumas das propostas do projeto:

🏦 Banir a atuação de tecnologia estrangeira nos EUA, definindo estrangeiro como quando há mais de 20% de capital não-americano na empresa;

🖥️ Exemplos de produtos passíveis de banimento incluem redes sociais, sites, satélites, software, hardware, entre outros. Seria proibido usar VPN para acessar esses conteúdos e aplicações;

⚖️ Impor penalidades civis e criminais, com multa de US$ 1 milhão ou até 20 anos de prisão por violar a lei.

NÃO É FÁCIL. Caso o texto da lei permaneça como está, após sua sanção, o TikTok, caso deseje continuar operando nos EUA, teria um prazo de até seis meses para encontrar uma empresa americana para controlar a rede no país.

Mas mesmo que sancionado pelo Congresso e aprovado por Biden, é provável que a rede social conteste-o na justiça, o que poderia levar meses para ser resolvido.

US$ 20 BI. Em paralelo às ameaças de banimento nos EUA, o site The Information revelou que o TikTok perdeu US$ 20 bilhões em receita no ano passado — o que pode dificultar o interesse de potenciais compradores.

A estratégia do TikTok para manter seu público de 170 milhões de usuários nos EUA é conversar com políticos no Senado americano — que entra em recesso de duas semanas no final de março.

Em um memorando enviado aos funcionários na quarta-feira, quando a lei passou na Câmara, o TikTok reiterou seus planos de pressionar o Senado a não aprovar a legislação.

No documento, a empresa também afirma que a “melhor maneira de abordar as preocupações sobre segurança nacional é com proteção transparente e baseada nos EUA”, com monitoramento robusto de terceiros.

USUÁRIOS. Os 170 milhões de usuários do TikTok nos EUA passam, em média, 82 minutos por dia na plataforma, conforme um relatório da SenseTower em 2022. No ano passado, a empresa afirmou que cerca de 5 milhões de empresas possuem contas no TikTok. Muitos usuários encontram maneiras de ganhar dinheiro na plataforma.

Foi isso que manifestantes gritaram em frente ao Capitólio, o Congresso dos EUA, na tarde de quarta-feira. Influenciadores do TikTok que visitaram a Casa Branca durante o último round de ameaças de banimento da rede social disseram à imprensa sentir-se “traídos” por Biden — e até afirmaram que isso pode afetar o resultado das eleições deste ano.

Via Bloomberg (em inglês)

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