O TikTok lançou um novo programa de divisão de receita com tiktokers populares.
O QUE HOUVE? O Programa de Recompensas do Criador foi promovido a oficial nesta segunda (18.mar).
Lançado em 2022 com o nome de Programa Criativo, até então ele estava em beta.
O objetivo do programa é “remunerar conteúdo original e de alta qualidade com mais de um minuto de duração”.
Segundo o TikTok, os usuários da plataforma já passam metade do tempo consumindo vídeos longos (+1 minuto).
O QUE MUDA? A remuneração é baseada em quatro métricas principais:
- Originalidade;
- Duração da reprodução;
- Engajamento do público; e
- Valor de pesquisa.
A última métrica chama a atenção. Como notou o The Verge, ela reforça a posição do TikTok como motor de busca, uma tendência observada no público mais jovem.
A promessa de remunerar melhor vídeos de conteúdos que estejam em alta na plataforma pode gerar uma corrida do SEO — o termo que designa a otimização para o Google —, só que no TikTok.
COMO FAZ? Para participar do programa, é preciso ter pelo menos 18 anos, 10 mil inscritos e 100 mil visualizações nos últimos 30 dias. Ah, e a conta precisa ser pessoal e estar “em situação regular”.
O QUE MAIS? O painel do Programa de Recompensas do Criador foi aprimorado.
Segundo o TikTok, ele oferece maior personalização “para uma análise mais profunda” do conteúdo, recompensas e outros dados.