Bolsonaristas seguem com súplicas golpistas nas redes sociais do Exército

"Patriotas" transformam perfis das Forças Armadas em uma versão online da frente do quartel e seguem insistentes nos lamentos golpistas

Bolsonaristas frustrados com militares que não deram um golpe de Estado continuam a chorar pelas redes das Forças Armadas um ano e meio após a derrota do ex-presidente. Os últimos dez posts do perfil do Exército no X/Twitter, por exemplo, tiveram uma média de cerca de 560 respostas – a maioria vinda de usuários ressentidos.

Um post da conta verde-oliva de 23.mar.2024, por exemplo, superou os mil comentários e incluiu reclamações de que a força teria abandonado o militar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro que está preso e é acusado de ter ajudado o ex-presidente a planejar uma trama golpista.

Em publicação do Exército no X (ex-Twitter), usuários relatam literalmente chorar de decepção com a força. Reprodução: X

FRENTE DO QUARTEL ONLINE. Outra postagem do Exército de 13.mar.2024 sobre um workshop de energia solar atraiu ao menos outros 770 comentários. Muitos os acusam de trair a pátria, pedem que a caserna "salve o país" do PT e Alexandre de Moraes e xingam os militares de "melancias".

🍉
"Melancia" é um termo pejorativo usado para se referir a militares que seriam "verdes por fora, mas vermelhos por dentro" – ou seja, aos praças e oficiais que seriam "comunistas" de farda. A partir de 2022, bolsonaristas passaram a usar o termo para se referir a militares que não apoiaram a tentativa de golpe dos atentados de 8 de janeiro.

FOCO NO EXÉRCITO. Nas contas da Marinha e da Força Aérea, o volume de cobranças é menor. Somadas as últimas dez últimas postagens de cada comando, são por volta de 26 respostas para cada publicação, mas a força marítima atrai mais engajamento.

Entre os comentários, há elogios ao almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, um dos militares que teria topado a ideia de um golpe de Estado para impedir a posse de Lula, conforme um ex-chefe da Aeronáutica disse à Polícia Federal. O teor geral das respostas de usuários, contudo, não é diferente.

Texto Pedro Nakamura
Arte Heloisa Botelho
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!