OpenAI anuncia GPT-4o e estende recursos ao ChatGPT gratuito

GPT-4o dá olhos e ouvidos ao ChatGPT, e recursos como Memória e análise de imagens e arquivos chegam a quem não paga pelo uso do chatbot da OpenAI.

Nem buscador, nem GPT-5. No evento desta segunda (13.mai), a OpenAI anunciou uma versão melhorada do seu atual LLM, o GPT-4o.

COMO ASSIM? O “o” significa “omni” e faz alusão à natureza multimodal do novo GPT-4o.

No anúncio da novidade, a CTO da OpenAI, Muri Murati, destacou que o GPT-4o é capaz de lidar com texto, visão (imagens) e áudio.

No ChatGPT, por exemplo, o GPT-4o confere mais naturalidade à conversação — que já estava disponível nos aplicativos para Android e iOS.

O ChatGPT agora responde na mesma velocidade que um ser humano, altera a emoção na voz e responde à entonação do usuário. Em um vídeo rolando nas redes, já estão comparando o chatbot à personagem da Scarlett Johansson no filme “Her”:

O GPT-4o também se sai melhor na interação por texto em idiomas diferentes do inglês e o acesso via API, importante para outras startups e empresas, ficou 50% mais barato.

No site da OpenAI (e no YouTube) há outros vídeos mostrando os novos poderes do GPT-4o.

O QUE MAIS? Quem não paga pelo ChatGPT foi agraciado com um punhado de recursos até agora restritos ao ChatGPT Plus.

A começar pelo GPT-4o, que chegará simultaneamente a usuários gratuitos e dos planos pagos Plus e Team. (Os do Enterprise receberão “em breve”.)

A diferença é que usuário pagantes terão uma cota de mensagens no GPT-4o cinco vezes maior que os gratuitos.

Outros recursos que os usuários gratuitos começam a receber incluem a análise de fotos e arquivos, acesso aos GPTs da GPT Store e suporte à Memória, que permite “ensinar” ao ChatGPT informações permanentes que podem ser úteis nas conversas.

APLICATIVO. O aplicativo para computadores do chatbot já está disponível nesta segunda (13.mai) para usuários do ChatGPT Plus.

Por ora, apenas a versão do macOS. Uma para Windows foi prometida para o final do ano.

O app não difere muito do site do ChatGPT (que ganhou uma sutil repaginada), mas tem o poder de “ver” o que está na tela e reagir ao conteúdo. Um atalho, Option + barra de espaço, invoca o ChatGPT de qualquer lugar do sistema.

Usuários gratuitos também terão acesso ao app do ChatGPT para macOS em algum momento do futuro.

O vídeo completo da apresentação das novidades da OpenAI pode ser visto abaixo:

Via OpenAI (2) (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!