Bancada Feminista quer esclarecimentos sobre participação de youtuber em ações da PM de SP

Influenciador norte-americano Gen Kimura participou irregularmente de operações da Força Tática

A Bancada Feminista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) solicitou formalmente, nesta quarta-feira, ao secretário de Segurança paulista esclarecimentos sobre a participação de um youtuber em operações da Força Tática da Polícia Militar por 24 horas – uma prática proibida.

Além de participar e filmar as ações do grupo policial, Gen Kimura também utilizou o uniforme oficial da PM, a qual autorizou a presença do influenciador norte-americano.

"Para além da inadequação, o vídeo retrata práticas discriminatórias nas buscas pessoais que reforçam estereótipos sobre favelas e comunidades pobres do país", disse a bancada em um requerimento.

O documento também cita uma diretriz da PM que proíbe "ao policial militar (da ativa, agregado ou veterano), por meio de contas pessoais em mídias sociais e aplicativos mensageiros, a criação, edição, postagem ou compartilhamento de conteúdos que se relacionem, direta ou indiretamente, com a Polícia Militar, a exemplo de vídeos, imagens, áudios, textos, mensagens e links […]”.

Polícia investiga participação de youtuber americano em operação da PM; SSP diz que prática não é permitida
Influenciador estava dentro da viatura, com colete da PM, e conversa com os policiais em inglês. Ele gravou os vídeos de uma perseguição e divulgou em seu canal no Youtube. Secretaria da Segurança Pública apura circunstâncias e diz que tomará ‘providências necessárias’.

Perguntas feitas ao secretário de segurança

  • Há procedimento de sindicância instaurado para apurar os fatos que envolvem a gravação, edição e publicização de vídeo postado no canal do YouTube atribuído ao influencer norte-americano Gen Kimura.
  • Foi firmado algum termo entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o referido influencer para que a gravação ocorresse? Se sim, enviar cópia.
  • Os agentes policiais responsáveis por permitir que o youtuber acompanhasse o patrulhamento, usasse o uniforme oficial da polícia e tivesse acesso ao armamento da corporação foram identificados? Se sim, algum deles foi punido e/ou afastado de suas funções?
  • As ilegalidades retratadas no vídeo publicado estão sendo apuradas?

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!