EUA derrubam rede russa de perfis falsos no X

Quase mil contas na rede social ligadas a um espião russo e ao veículo Russia Today teriam sido usadas para impulsionar "desinformação" para o público norte-americano, diz Washington

Dois domínios e 968 perfis falsos criados no X/Twitter pelo governo russo para impulsionar propaganda do Kremlin ao público norte-americano foram confiscados por autoridades dos EUA, de acordo com comunicado do Departamento de Justiça em 9.jul.2024.

"BOT FARM". A partir de 2022, centenas de contas que simulam usuários norte-americanos foram criadas na plataforma a partir de e-mails que usavam dois domínios, "@mlrtr.com" e "@otanmail.com". O objetivo seria amplificar mensagens pró-Rússia no país.

ORIGENS. O governo dos EUA afirma que rastreou as origens dessa rede até um editor do veículo de notícias estatal Russia Today (RT), uma terceirizada de inteligência e a um agente do serviço de segurança interna do Kremlin, o FSB, órgão herdeiro da antiga KGB.

USO DE IA. Segundo o comunicado do governo norte-americano, a rede de contas falsas usou inteligência artificial para criar fotos de perfil e melhorar a geração de textos e imagens.

Via Departamento de Justiça dos EUA (em inglês)

Texto Pedro Nakamura
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!