O governo federal investe publicidade digital em sites propagadores de desinformação, games para celular e até mesmo apps de relacionamento, de acordo com lista da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência obtida via Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo Núcleo.
Ao todo, são mais de 10,1 mil
empresas cadastradas e aptas para receber publicidade do governo federal por diversos meios, como rádio, TV ou jornais. Cerca de 2,6 mil desse total são apps, sites ou plataformas na internet.
FAKE NEWS. Entre os sites cadastrados junto à Secom estão o veículo bolsonarista Jornal da Cidade Online, que publicava colunas apócrifas para atacar políticos e magistrados, e o Terra Brasil Notícias, que liderou a disseminação de conteúdos bolsonaristas durante o último governo.
O registro, chamado de Midiacad, também inclui uma eclética lista de páginas na internet aptas à publicidade governamental, que vão dos sites Folha Evangélica e Golpel+ ao Guia Gay de São Paulo e o Grindr, um app de encontros focado no público LGBTQIA+.
JOGUINHOS. O governo federal também inclui em sua publicidade digital apps de jogos para celular, como Candy Crush e desenvolvedores cujo modelo de negócio é disponibilizar jogos mobile grátis e monetizá-los por meio da exibição de anúncios. Não identificamos bets ou caça-níqueis virtuais nesse rol.
RISCO À IMAGEM. Em fev.2024, a Secom lançou novos critérios para cadastrar veículos aptos à publicidade digital para "mitigar riscos à imagem das instituições do Poder Executivo Federal decorrentes da publicidade na internet".
Segundo a pasta, empresas que violarem normas legais poderão ser suspensas do Midiacad.