Projeto de lei prevê prisão a influencer que divulgar bet, vape ou procedimento estético

Proposta de lei tramita na Câmara dos Deputados e prevê punição também para quem fizer publis não sinalizadas

Um projeto de lei (PL) que tramita na Câmara dos Deputados prevê multa e prisão para influencers que divulgarem produtos e serviços sobre atividades médicas, procedimentos estéticos, produtos fumígenos (como vape e cigarro) e apostas.

VIGIAR E PUNIR. Além disso, a proposta também obriga todo conteúdo comercial publicado em plataforma digital a ter "indicação clara e ostensiva" de que se trata de uma publi. O influencer que desrespeitar a lei, se aprovada como está, estará sujeito a multa ou até dois anos de prisão.

REGRA PRA PUBLI. O texto do projeto também diz que patrocinadores e aplicações de internet só poderão pagar influencers por publis se a divulgação respeitar a norma. Em caso de desrespeito, a empresa estará sujeita a sanções administrativas da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

INTERNET SAUDÁVEL. O PL foi protocolado na quarta-feira, 25.set, pelo deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC). "Estamos certos de que mediante a aprovação deste projeto, a internet e os usuários das redes sociais contarão com um ambiente virtual mais seguro", justificou o parlamentar em sua proposta.

Texto Pedro Nakamura
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!