Ibama já apreendeu pelo menos 49 antenas da Starlink

Empresa de Elon Musk é amplamente utilizada em regiões remotas para conexão à internet, mas também é utilizada em operações de garimpo ilegal ou em áreas embargadas
Receba nossas newsletters

É de graça. Só tem coisa fina, você vai curtir!

Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Operações de fiscalização do Ibama já apreenderam, desde abr.2023, 49 antenas e modems da operadora de internet por satélite Starlink – uma empresa controlada por Elon Musk, que também é dono do X (ex-Twitter).

Um dessas apreensões, por exemplo, foi feita em área embargada da Terra Indígena Apyterewa, no Pará, em dez.2023, enquanto outra antena foi confiscada na Estação Ecológica Juami-Japurá, no Amazonas.

A Starlink teve permissão da Anatel para funcionar em território brasileiro em jan.2022 e já tem mais de 220 mil clientes.

As informações podem ser encontrados neste link, no conjunto de dados "termo de apreensão – bem apreendido". É possível encontrar mais informações sobre as apreensões no conjunto "termo de apreensão".

Veja os dados tabelados pelo Núcleo neste link, e o código de análise aqui.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!