O Bluesky, rede social que tem se destacado como alternativa ao X, anunciou que irá proativamente verificar perfis notórios na plataforma, além de conceder poder de verificação a algumas organizações consideradas de confiança.
O selinho de verificação é idêntico ao do X (antigo Twitter), e significa que a plataforma viu a necessidade de começar a fazer distinção entre contas reais, paródias e fakes.
Até então, o mais próximo de uma verificação no Bluesky era a capacidade de atrelar seu usuário ao domínio de onde você trabalha.
SELINHOS. Contas verificadas receberão o selinho azul redondo, ao passo que verificadores de confiança terão o selinho com as bordas dentadas.

PRA POUCOS. Segundo a empresa:
Durante essa fase inicial, o Bluesky não está aceitando solicitações diretas de verificação. Conforme esse recurso se estabilizar, lançaremos um formulário de solicitação para contas notáveis e autênticas interessadas em se tornar verificadas ou se tornar verificadoras confiáveis.
CONTEXTO. O status atrelado ao selo oficial de verificação por muitos anos foi uma das grandes cobiças das redes sociais.
Após Elon Musk assumir o controle do Twitter, ele passou a comercializar esse símbolo, que antes não podia ser comprado e era exclusivamente concedido pela empresa, vendendo o selinho por uma assinatura mensal. A Meta também começou a vender selo de verificação no Instagram e no Facebook.
A transformação do selinho em um elemento de negócios fez com que muitas pessoas não quisessem mais esse símbolo, já que significa que foi comprado, não merecido – especialmente no X. Inclusive, esse selinho comprado foi usado para espalhar desinformação e golpes.
Via Bluesky