Pular para o conteúdo

Golpes patrocinados do show do Bad Bunny pipocam no Google

Pelo menos 4 links patrocinados com golpe chegaram a figurar no top das buscas

Golpes patrocinados do show do Bad Bunny pipocam no Google

Links com golpes financeiros, fingindo se passar por sites de vendas de ingressos show do Bad Bunny no Brasil, chegaram a ficar no topo das buscas do Google pelo menos até o começo da tarde desta terça-feira (8.mai.2025), potencialmente enganando milhares de pessoas.

Alguns desses anúncios já foram derrubados pelo mecanismo de busca e estão fora do ar também. A venda oficial de ingressos começou na quarta-feira apenas para clientes do banco Santander, e abrirão na sexta-feira (9.mai) para o público geral.

Quando um site é "patrocinado" no Google, significa que alguém está pagando à Big Tech para ficar no topo das buscas – o que, em tese, responsabilizaria a plataforma por promover quaisquer links com golpes.

Os sites falsos fingiam se passar pela Ticketmaster (vendedora oficial) ou por outros sites de nomes genéricos, e em alguns casos só aceitavam pagamentos por PIX – embora sites verdadeiros de vendas de ingressos também aceitem cartão de crédito.

Os criminosos criaram sites que imitam bem um destino de venda de ingressos, incluindo aviso de cookies e a famigerada lista de espera, que é quando usuários precisam esperar para até mesmo tentar comprar um bilhete.

O Núcleo mandou email para o Google e para a Ticketmaster e atualizará a reportagem caso haja resposta.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo