Pular para o conteúdo

Projeto propõe alterar Lei das Eleições para incluir propaganda na internet

Proposta sugere cassação de registro ou mandato como uma das penalidades para quem espalha desinformação

Projeto propõe alterar Lei das Eleições para incluir propaganda na internet

Projeto de lei apresentado na quinta, 5.jun.25, propõe alterar a Lei das Eleições para abranger propaganda eleitoral na internet, incluindo o direito de resposta, e desinformação.

💡
A Lei nº 9.504/97, também conhecida como Lei das Eleições, estabelece as normas para as eleições no Brasil. Ela detalha as datas para eleições de cargos políticos, regras eleitorais, aspectos financeiros das campanhas, propaganda eleitoral, entre outros.

A justificativa do autor, deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), é que “a desinformação, amplificada por plataformas digitais, tem representado um grave risco à integridade das eleições e da democracia em nosso país”. 

A lei quer garantir que os responsáveis pelo conteúdo publicado são responsáveis pela fidedignidade da informação.

O texto também procura responsabilizar e penalizar as plataformas digitais. “Mas somente serão penalizadas se, após decisão judicial, não tomarem providências para cessar a divulgação de um determinado conteúdo. Nesse aspecto, reputamos absolutamente necessário impor às plataformas digitais um dever geral de cuidado, proporcional e razoável, decorrente de sua função social”.

Texto Sofia Costa
Edição Alexandre Orrico
Sofia Costa

Sofia Costa

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na PUC-GO. No Núcleo, escreve para o Legislatech.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Costa

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo