Pular para o conteúdo

Desativar Insta e Face melhora discretamente o bem-estar, aponta estudo

Pesquisa com mais de 35 mil usuários nos EUA revela que deixar Facebook e Instagram por seis semanas teve impacto emocional modesto, com melhora mais evidente entre mulheres jovens

Desativar Insta e Face melhora discretamente o bem-estar, aponta estudo

Um estudo de Stanford, Princeton e MIT revelou que desativar Facebook e Instagram pode melhorar o bem-estar emocional, embora os efeitos sejam modestos. Publicada pelo National Bureau of Economic Research (NBER), a pesquisa é a maior já feita sobre o tema, com mais de 35 mil participantes nos Estados Unidos.

O experimento ocorreu nas seis semanas antes da eleição presidencial americana de 2020. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um recebeu pagamento para desativar as duas contas por seis semanas; o outro, por apenas uma.

BEM-ESTAR. Quem desativou o Facebook relatou uma leve melhora no bem-estar emocional, especialmente pessoas com mais de 35 anos, indecisos politicamente e quem não tinha diploma universitário.

No Instagram, a melhora foi menor e apareceu principalmente entre mulheres de 18 a 24 anos — grupo que especialistas já apontavam como mais vulnerável aos efeitos negativos das redes sociais.

OUTROS APPS. O estudo também acompanhou o tempo de tela e descobriu que, ao abandonar as redes, a maioria migrou para outros aplicativos, sem passar mais tempo offline.

TERAPIA É MELHOR. Apesar das melhorias, os autores ressaltam que os efeitos foram pequenos e inferiores aos obtidos por terapias e intervenções psicológicas tradicionais. Além disso, alertam que os resultados podem não se repetir em outros contextos ou fora de períodos politicamente tensos, como uma eleição presidencial.

Via NBER (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo