Pesquisa mostra como resumo de IA do Google prejudica clicks em links
Pesquisa do Pew Research Center analisou como 900 norte-americanos utilizaram a barra de busca após a plataforma incluir recursos de inteligência artificial que sintetizam conteúdo de sites
Uma pesquisa do Pew Research Center, divulgada em jul.2025, revelou que usuários do Google são menos propensos a clicar em links caso o resultado da pesquisa tenha um resumo feito por inteligência artificial, corroborando expectativas de que esse tipo de recurso tem potencial de prejudicar significativamente o setor editorial.
CONTEXTO. A Big Tech recentemente transformou sua barra de buscas em um mecanismo de respostas de IA, algo que tem o poder de reduzir drasticamente a audiência de veículos de imprensa e outros sites que dependem de tráfego vindo de pesquisas no Google.
DIFERENÇA BOA. Os usuários cujos resultados foram um resumo de IA clicaram em links apenas 8% das vezes – quase metade dos 15% que acessaram as referências quando não houve tal sumário.
A empresa de pesquisas analisou dados de buscas de 900 norte-americanos, dos quais ao menos 58% fizeram uma pesquisa no Google em março de 2025 que produziu um resumo gerado por IA.
O relatório da Pew também mostra que em 26% dos casos os usuários encerram a navegação após acessarem a página de pesquisa com conteúdo gerado por IA.
FONTES. Os sites que mais apareceram como fontes dos resumos de IA (15%) e nos resultados de pesquisa padrão (17%) foram Wikipédia, YouTube e Reddit. A maioria desses resumos (88%) utilizou três ou mais fontes na síntese.
Jornalista especializada na cobertura de segurança pública e direitos humanos. Possui pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Por sete anos, foi repórter da Ponte Jornalismo.
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