Pular para o conteúdo

Alagoas faz concurso para incentivar estudantes a produzir vídeos no TikTok

Concurso do MP e da secretaria estadual de educação vai premiar vencedor com um celular, a fim de incentivar alunos de 13 a 18 anos a produzirem vídeos sobre violência contra a mulher

Alagoas faz concurso para incentivar estudantes a produzir vídeos no TikTok

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) e a Secretaria de Educação (Seduc) do estado abriram, na segunda-feira, 4.ago.2025, um concurso que incentiva estudantes a produzirem conteúdos para o TikTok como parte do Agosto Lilás, que é marcado por ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

A campanha aparece em um banner assim que o site do MPAL é aberto e leva a um formulário de inscrição em que as regras do edital estão em um link fora do ar.

Captura de tela do site do Ministério Público de Alagoas que destaca banner sobre o concurso no TikTok

O edital localizado pelo Núcleo no Diário Oficial (a partir da página 7) prevê a produção de vídeo de até 1 minuto a ser publicado no TikTok a partir do tema "Na nossa geração, a violência não tem vez". A publicação é assinada pelo procurador-geral de Justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo e pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MPAL Ariadne Meneses Dantas.

De acordo com o texto, o objetivo é "promover a conscientização e o engajamento dos adolescentes na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio da criação de vídeos criativos e educativos na plataforma TikTok, valorizando a linguagem jovem e acessível".

A inscrição pode ser realizada até dia 18 deste mês de forma individual ou em grupo de até três estudantes da rede pública estadual de ensino, com idades de 13 a 18 anos. O prêmio para os vencedores é a entrega de um celular e certificados de "incentivo à cultura de paz".

As gravações deverão ser originais e criativas e não podem expor vítimas ou casos reais identificáveis de violência nem conteúdo que incentive ou reproduza estereótipos, violência, preconceito ou discriminação.

As regras do concurso também determinam que o participante ou a equipe deve ter autorização dos pais ou responsáveis para participação e uso de imagem, quando menor de idade.

O edital não informa se há algum tipo de apoio da rede social da ByteDance. O Núcleo procurou a assessoria do MPAL, mas não teve retorno.

Texto Jeniffer Mendonça
Edição Sérgio Spagnuolo
Jeniffer Mendonça

Jeniffer Mendonça

Jornalista especializada na cobertura de segurança pública e direitos humanos. Possui pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Por sete anos, foi repórter da Ponte Jornalismo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Jeniffer Mendonça

Ver tudo