Pular para o conteúdo

Câmara aprova urgência para projeto de lei de reconhecimento facial

Requerimento foi assinado por 10 deputados; proposta propõe a instalação de câmeras de reconhecimento facial em todo o Brasil.

Um requerimento de urgência para o Projeto de Lei nº 1828/2023 foi apresentado em 26.ago.25. Ele solicita tramitação prioritária para a proposta que autoriza a instalação de câmeras de reconhecimento facial em todo o território nacional. O documento foi assinado por 10 deputados, sendo oito deles líderes de partidos.

O objeto do requerimento de urgência propõe que empresas responsáveis pela operação de metrôs, estações ferroviárias e rodoviárias a instalar câmeras de reconhecimento facial nas estações e interior dos vagões.

É previsto que as câmeras cubram entradas, saídas, bilheterias, plataformas de embarque e desembarque e áreas de acesso restrito. O projeto de lei prevê parcerias com órgãos de segurança pública para localização de criminosos foragidos e utilização das imagens para elucidação de casos de assédios e abusos sexuais.

A proposição também permitiria que interessados enviem fotos de familiares e pessoas desaparecidas para as empresas auxiliarem na localização usando suas câmeras. Além disso, o projeto visa permitir que o Poder Executivo instale câmeras de reconhecimento facial em vias públicas e repartições públicas.

O autor, deputado Rodrigo Gambale (PODE-SP), justifica que "é indubitável que a instalação de câmeras de reconhecimento facial nesses locais inibirá a ação criminosa, pois o delinquente saberá que será reconhecido".

Texto Sofia Costa
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Costa

Sofia Costa

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na PUC-GO. No Núcleo, escreve para o Legislatech.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Costa

Ver tudo
Os cabos da internet

Os cabos da internet