Pular para o conteúdo

Projeto de lei propõe que chatbots sigam protocolos do Conselho Federal de Psicologia

Proposta estabelece obrigações para desenvolvedores de IA conversacional após casos de suicídio e psicose; Um em cada 10 brasileiros usa chatbots como conselheiros

Um projeto de lei apresentado em 10.set.25 quer estabelecer critérios de acordo com o Conselho Federal de Psicologia para proteger a saúde mental de usuários de sistemas de inteligência artificial de conversas (IAg-C). O PL 4522/2025 é de autoria de cinco deputados.

JUSTIFICATIVA. O texto cita que um em cada 10 brasileiros utiliza chatbots como conselheiros para questões pessoais e emocionais. Internacionalmente, há registros de psicose induzida por uso de chatbots, incluindo episódios de homicídio e suicídio. 

“É imprescindível que os sistemas de chatbots apresentem suas limitações aos usuários e desenvolvam protocolos para evitar os riscos de agravamento de quadros de saúde mental pelo seu uso, considerando que a experiência do usuário pode tender à percepção de substituição à interação humana. Da mesma forma, é crucial que os sistemas desenvolvam protocolos para identificação e abordagem de padrões de uso potencialmente danosos”. 

SEGURANÇA. A proposta define que agentes, desenvolvedores e responsáveis por sistemas de IAg-C deveriam tomar medidas para prevenção e mitigação de riscos e danos à saúde mental de seus usuários em decorrência do uso das ferramentas. Além disso, deveriam cooperar com o poder público na formulação de protocolos para tratamento eficaz de padrões de uso potencialmente danosos.

Os mecanismos implementados deveriam garantir: 

Deputados responsáveis pela proposta:

Legislatech é uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo. Acesse legisla.tech e teste de graça.
Texto Sofia Costa
Edição Alexandre Orrico
Sofia Costa

Sofia Costa

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na PUC-GO. No Núcleo, escreve para o Legislatech.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Costa

Ver tudo