A Mulher da Casa Abandonada, uma produção da Folha apresentada e escrita pelo jornalista Chico Felitti, é hoje o podcast mais ouvido e comentado do Brasil. Se você ainda não sabe o que se trata, pode ler a descrição oficial:
"A Mulher da Casa Abandonada é um podcast narrativo da Folha que investiga a história de vida de uma figura misteriosa. Uma mulher que mora em uma mansão em pandarecos em Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo, e se apresenta como Mari. Mas Mari não é quem diz ser. É o que descobre o repórter Chico Felitti, em uma apuração de seis meses que passa por uma praça de São Paulo, por um subúrbio de Washington e por uma empresa que faz foguetes e satélites para a Nasa. Por trás do nome inventado e de uma camada de pomada branca que passa na cara, Mari esconde a acusação de ter cometido nos Estados Unidos, vinte anos atrás, um crime hediondo. Essa pessoa escapou de um julgamento nos EUA e do FBI, e tem sua história contada pela primeira vez."
A minha parada de podcasts segue firme com "A Mulher da Casa Abandonada" em primeiro lugar.
— Spotify Brasil (@SpotifyBrasil) June 27, 2022
Um episódio por semana ainda é pouco, @chicofelitti. O povo clama pela continuação dessa história. 🤯
Descubra mais aqui. → https://t.co/eUl1z2PFtw #SpotifyCharts pic.twitter.com/P8VP9opsvF
A mansão da protagonista virou um ponto turístico, com aglomeração de curiosos e policiais. A Folha atualizou a descrição do podcast dizendo condenar "qualquer tipo de agressão e perseguição contra as pessoas retratadas".
Passei na frente da casa da mulher da casa abandonada e tava parecendo uma quermesse de rua de hipster fofoqueiro, daqui a pouco vai ter um cara vendendo isopor de askov na frente
— Lucas Vaga (@Lucas_Vagaz) July 3, 2022
Na Avenida Paulista, como há anos, domingo de furtos de celulares, correntes etc. Nem um PM à vista em Kms. Desculpa: "Se prende o delegado solta". Em frente ao casarão da "Mulher da Casa Abandonada", duas viaturas e 6 Pms. Um país idiotizado.
— Bob Fernandes (@Bob_Fernandes) July 3, 2022
Membros do Instituto Luisa Mell, acompanhados do delegado Bruno Lima, foram ao local resgatar dois cachorros vítimas de maus tratos.
gente a mulher da casa abandonada FOI EMBORA e deixou os cachorros, a equipe da Luísa Mel e o delegado Bruno Lima entraram na casa e resgataram os dois, tô chocada
— Brunetz (@Bruneeetz) July 3, 2022
O Instituto Luísa Mell junto do Delegado Bruno Lima acabaram de invadir a casa de Margarida Bonetti (A mulher da Casa Abandona de Higienopolis). Resgataram as duas cadelas que estavam em condições insalubres! 👏🏻 Graças a Deus, finalmente, terão uma vida!!! pic.twitter.com/pfOxVSP3QI
— Larissa Grace (@LarissaGraceF) July 3, 2022
O sucesso do podcast levantou discussões sobre espetacularização do crime e racismo — o crime hediondo da protagonista foi ter mantido uma pessoa escravizada por duas décadas nos EUA.
gente, a mulher da casa abandonada não é um meme, não é ponto turístico para visitar. É a história de um terrível crime, de uma pessoa que nunca pagou por ele. Segurem suas ondas. pic.twitter.com/qmtz3ZquCE
— cacaunsada (@cacauirrita) July 2, 2022
Por outro lado, somente ouvir A Mulher da Casa Abandonada não significa apoiar o crime da Margarida ou fetichizá-lo. O podcast é jornalismo, muitíssimo bem feito e que preserva muito bem a identidade da vítima.
— Lola Ferreira (@lolaferreira) July 1, 2022
O que dá errado, como tudo na internet, é a falta de noção do povo.
E a Giovanna fez o resumo perfeito da história toda:
a mulher da casa abandonada é o maior suco do brasil: começou como jornalismo investigativo, já teve turismo na frente da casa da mulher, a equipe da luisa mell já foi resgatar os cachorros e não vou ficar surpresa se semana que vem a margarida estiver no superpop
— mãe de petrício (@gvnnbin) July 3, 2022