O que está acontecendo com A Mulher da Casa Abandonada

Um ponto turístico macabro. Cachorros resgatados. Discussões sobre racismo.

Receba de graça a newsletter Garimpo


A Mulher da Casa Abandonada, uma produção da Folha apresentada e escrita pelo jornalista Chico Felitti, é hoje o podcast mais ouvido e comentado do Brasil. Se você ainda não sabe o que se trata, pode ler a descrição oficial:

"A Mulher da Casa Abandonada é um podcast narrativo da Folha que investiga a história de vida de uma figura misteriosa. Uma mulher que mora em uma mansão em pandarecos em Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo, e se apresenta como Mari. Mas Mari não é quem diz ser. É o que descobre o repórter Chico Felitti, em uma apuração de seis meses que passa por uma praça de São Paulo, por um subúrbio de Washington e por uma empresa que faz foguetes e satélites para a Nasa. Por trás do nome inventado e de uma camada de pomada branca que passa na cara, Mari esconde a acusação de ter cometido nos Estados Unidos, vinte anos atrás, um crime hediondo. Essa pessoa escapou de um julgamento nos EUA e do FBI, e tem sua história contada pela primeira vez."

A mansão da protagonista virou um ponto turístico, com aglomeração de curiosos e policiais. A Folha atualizou a descrição do podcast dizendo condenar "qualquer tipo de agressão e perseguição contra as pessoas retratadas".

Membros do Instituto Luisa Mell, acompanhados do delegado Bruno Lima, foram ao local resgatar dois cachorros vítimas de maus tratos.

O sucesso do podcast levantou discussões sobre espetacularização do crime e racismo — o crime hediondo da protagonista foi ter mantido uma pessoa escravizada por duas décadas nos EUA.

E a Giovanna fez o resumo perfeito da história toda:


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca