Durante a edição do MasterChef Brasil desta terça-feira (22.ago), o chef Alex Atala homenageou os três apresentadores do programa, um a um.
Falou sobre a influência que teve do Érick Jacquin e exaltou o Rodrigo Oliveira por ter expandido as fronteiras da comida brasileira.
Mas, na hora de falar sobre a Helena Rizzo, a única mulher, praticamente só mencionou a beleza física dela. O depoimento sobre a chef começa em 1:50.
MUITA história, muito talento e muito esforço! Que momento lindo, né? 🥹🧡 #MasterChefBr pic.twitter.com/0ycBbIyhGs
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) August 23, 2023
Alguns telespectadores perceberam a diferença de tratamento.
alex atala sobre os chefs
— lincoln (@hausoflinc) August 23, 2023
jaqcuin: aprendi muito com ele
rodrigo: levou a comida brasileira pro mundo
helena rizzo: linda top modelo#MasterChefBR pic.twitter.com/VPNBmCol9w
No dia seguinte, a Helena fez um post no Instagram falando sobre as vezes que enfrentou misoginia e machismo desde que começou a trabalhar com gastronomia e lamentou que em 2023 tudo continue igual. "Respeitem nosso corre, intelecto, capacidade e multiplicidade!", escreveu.
O Alex se manifestou também no Instagram, pedindo desculpas. Ele incluiu o vídeo da própria fala e escreveu: "Fui infeliz ao ressaltar apenas a beleza da Helena para falar da beleza da cozinha. A importância da Helena para a culinária brasileira é gigante e não está, nem de longe, ligada a sua beleza."
Depois de elogiar as habilidades da chef e listar alguns dos prêmios que ela ganhou, concluiu: "Magoei uma amiga e muitas mulheres. Tenho que melhorar muito. Hoje eu só posso pedir desculpas."
Twitter/X • Instagram