Artistas amarelos publicam texto sobre racismo no meme 'Pé de Chinesa'

'Não é engraçado quando pessoas racializadas ou uma cultura se tornam piadas, memes e viralizam dessa forma', escreveu o grupo
Receba o Garimpo no seu email de graça

O último grande meme no X/Twitter antes da suspensão da plataforma no Brasil foi a falsa novela "Pé de Chinesa", uma criação coletiva com imagens geradas por inteligência artificial.

Os protagonistas da obra fictícia seriam a atriz Giovanna Antonelli, o ex-BBB Davi Brito e a influenciadora Jade Picon — que chegou a entrar na brincadeira.

No início de setembro, o jornalista Gabriel Vaquer levantou a questão: não trata-se de uma piada racista?

Pessoal, com todo o respeito claro, mas vocês não estão pensando que essa história da Pé de Chinesa é bem da racista com asiáticos? Não entrei nessa onda por que para mim é.

Gabriel Vaquer (@bielvaquer.bsky.social) 2024-09-02T15:30:57.301Z

Muitas pessoas concordaram.

Racismo contra asiáticos dificilmente é visto como racismo porque tá incrustado na cabeça das pessoas de forma "recreativa". É a piada, a caricatura, o "xingling" e aí é visto como menos ofensivo.

André Luiz Maia (@andremaia.bsky.social) 2024-09-02T15:35:42.512Z

Outras argumentaram que a intenção era justamente satirizar obras como a novela "Negócio da China", de 2008.

Eu vejo como uma critica satira as novelas que sempre colocaram pessoas que não são daquela nacionalidade para fazer os personagens ! Apropriação cultural! glória Perez sempre fez isso!

(@laertecarvalho.bsky.social) 2024-09-02T15:46:51.348Z

Gabriel convidou artistas amarelos a escrever sobre o assunto no F5, o site de entretenimento da Folha.

Obrigado a Ana Hikari e a tantos atores amarelos que aceitaram o convite que propus e que explicaram por que Pé de Chinesa é na verdade uma grande piada racista. Agradeço também aos meus chefes que compraram essa ideia. Certas coisas não tem graça alguma.

Gabriel Vaquer (@bielvaquer.bsky.social) 2024-09-13T01:51:40.933Z

Assinado por Tati Takiyama, Ana Hikari, Bruna Tukamoto, Bruna Aiiso, Jacqueline Sato, Aya Matsusaki, Anna Akisue, Claudia Okuno e Carlos Chen, o texto publicado nesta quinta-feira (12.set.2024) conclui:

"Não é engraçado quando o racismo recreativo toma uma proporção dessa, quando pessoas racializadas ou uma cultura se tornam piadas, memes e viralizam dessa forma. Se depois de todas essas explicações, você ainda estiver rindo, tenho uma notícia pra você: Você está sendo racista."

Escrevemos um texto pra @folha.com explicando cadê forma bem didática do porque não estamos rindo com vocês dessa piada racista. Todos os argumentos estão aí pra quem quiser se tocar e aprender f5.folha.uol.com.br/televisao/20...

Ana Hikari (@anahikari.bsky.social) 2024-09-13T01:30:53.425Z

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!