Demissão de assessora gera debate sobre racismo e redes

Funcionária do ministério da Igualdade Racial que se referiu à torcida do São Paulo como "branca", "descendente de europeu safade" e "pauliste" foi exonerada

Viralizaram nesta semana stories publicados no Instagram por funcionárias do Ministério da Igualdade Racial durante a final da Copa do Brasil.

No mais controverso de todos, Marcelle Decothé, assessora da ministra Anielle Franco, se referiu à torcida do São Paulo como "branca", "descendente de europeu safade" e "pauliste".

Nesta terça-feira (26.set), o ministério anunciou a exoneração da funcionária. "As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR", diz a nota do órgão.

Políticos e influenciadores de direita se manifestaram sobre o assunto, colocando de novo em pauta a prática que por vezes é referida como "racismo reverso".

Algumas pessoas lamentaram que a assessora não tenha tido uma segunda chance.

"Se cuida, reflita e se acalme!", escreveu o ativista Raull Santiago, amigo de Marcelle.

E houve reflexões sobre o uso de redes sociais por servidores públicos.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!