Viralizaram nesta semana stories publicados no Instagram por funcionárias do Ministério da Igualdade Racial durante a final da Copa do Brasil.
No mais controverso de todos, Marcelle Decothé, assessora da ministra Anielle Franco, se referiu à torcida do São Paulo como "branca", "descendente de europeu safade" e "pauliste".
Nesta terça-feira (26.set), o ministério anunciou a exoneração da funcionária. "As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR", diz a nota do órgão.
Políticos e influenciadores de direita se manifestaram sobre o assunto, colocando de novo em pauta a prática que por vezes é referida como "racismo reverso".
So pra ver se entendi direito
— Gustavo Gayer (@GayerGus) September 26, 2023
A assessora que ganhava 30 mil por mes pra trabalhar contra o racismo no governo do PT foi demitida por ser racista?
É isso mesmo?
Racismo eh piada pra eles. O racismo inverso, que não existe, eh algo que eles ligam. ¯\_(ツ)_/¯ https://t.co/BmAZJ9TdvH
— Caio Fazuely Gomes | #BLM (@caiocgomes) September 26, 2023
Racismo contra branco NÃO EXISTE, galera. A branquela tá metendo o louco com camisa do São Paulo, pra se promover em cima de uma infelicidade.
— Bia Ferreira (@iglesbiteriana) September 26, 2023
O único tipo de racismo que a patotinha do MBL consegue identificar é o "racismo reverso". Quando alguém preto sofre, ficam em silêncio. pic.twitter.com/uw9nNurh9U
Algumas pessoas lamentaram que a assessora não tenha tido uma segunda chance.
A assessora demitida tem um currículo f0da demais. Pq será que alguém tão qualificada não merece uma segunda chance?!
— João Alho (@reumalho) September 27, 2023
É isso, a Marcelle está exonerada do MIR, para alegria de muitos. Nove meses de trabalho competente, um único erro e está limada. Temos que ser 20 vezes melhores. Segunda chance? Desprovidos desse direito. E ainda estamo errados em racializar tudo ...
— Derê Gomes (@deregomesrio) September 26, 2023
"Se cuida, reflita e se acalme!", escreveu o ativista Raull Santiago, amigo de Marcelle.
E houve reflexões sobre o uso de redes sociais por servidores públicos.
Não desejo nada de ruim à assessora que foi exonerada do Min. da Igualdade Racial, pelo contrário. Que esse momento ruim seja aprendizado e que ela reorganize sua vida da melhor forma. Dito isso, não tinha outro caminho. E passou da hora de uma galera dentro do governo se ligar.
— Igor Natusch (@igornatusch) September 26, 2023
A assessora da Anielle caiu. Mas eu espero que esse episódio sirva de aprendizado, não só para os demais assessores, mas para outras figuras do poder sobre decoro e essa relação esquisita com redes sociais. A diferença do remédio pro veneno é a dose.
— Jairme (@jairmearrependi) September 26, 2023