Bloomberg anuncia inteligência artificial voltada a finanças

O objetivo do BloombergGPT é melhorar as tarefas já existentes de processamento de linguagem natural, como análise de sentimento, classificação de notícias e resposta a perguntas
Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.

A  Bloomberg divulgou nesta quinta-feira (30.mar) um artigo científico sobre o desenvolvimento da sua própria inteligência artificial generativa, o BloombergGPT, treinado nos dados de texto da empresa, especializada em informações financeiras e notícias.

QUAL É O OBJETIVO? Melhorar as tarefas já existentes de processamento de linguagem natural em finanças, como análise de sentimento, classificação de notícias e resposta a perguntas.

É BOM? Segundo a empresa, o BloombergGPT supera os modelos abertos atuais especializados em tarefas financeiras "por grandes margens". Ele tem 50 bilhões de parâmetros (variáveis em sistemas de inteligência artificial cujos valores são ajustados durante o treinamento, para determinar como os dados de entrada são transformados na saída desejada).

QUER SABER MAIS? Leia mais sobre o desenvolvimento no paper (em inglês).

Via Aran Komatsuzaki, no Twitter, e Bloomberg (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!