Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Nesta terça-feira (7), o deputado federal David Miranda postou no Twitter que havia perdido um voo porque ficou conversando com Cabo Daciolo. Ambos filiaram-se recentemente ao PDT, que tem Ciro Gomes como pré-candidato à presidência.
Muitas pessoas responderam ao tweet lembrando declarações homofóbicas de Daciolo. Miranda é casado com o jornalista americano Glenn Greenwald, fundador do Intercept.
vdd pic.twitter.com/cDCmdo5a7f
— Felipe Guedes (@FelipeGuedes) June 7, 2022
Diante das reações, o deputado federal disse estar sendo alvo de ataques "antidemocráticos" e "preconceituosos".
Os ataques que estamos sofrendo hoje são inaceitáveis, antidemocráticos e até mesmo preconceituosos. Não tenho costume de me calar ao ver injustiças e não vai ser hoje que isso vai acontecer. Estamos juntos pela democracia, pela favela e pelo povo do Rio, @CaboDaciolo! pic.twitter.com/zOguy165DE
— David Miranda (@davidmirandario) June 7, 2022
O usuário @mttlim retwittou o vídeo chamando Miranda de burro e Greenwald de "Seu Ladir do Intercept".
Seu Ladir é um personagem interpretado por Ítalo Rossi (1931-2011) no seriado Toma Lá, Dá Cá, exibido pela Globo entre 2007 e 2009.
Greenwald respondeu ao tweet chamando o autor de "merda racista". "Amor, eu sou negro", respondeu @mttlim.
Por causa dessa história toda, os termos "Seu Ladir" e "Intercept" ficaram entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.
Esperamos não voltar a nenhum momento com mais informações.