Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Nós brasileiros ficamos surpresos neste fim de semana ao descobrir que o epicentro cultural do Brasil, segundo a revista americana Variety, é a cidade de Campos do Jordão (SP).
A não ser que o significado de "epicentro cultural" seja "lugar pra curtir um fonduezinho no fim de semana com o mozão"... Não, né.
"Isso é ofensivo à cultura, ao Brasil e aos epicentros", respondeu o Francisco Araujo.
Mas você chegou a ler a matéria? Talvez você se convença de que Campos do Jordão é o epicentro cultural do Brasil!
Bom, não. A reportagem fala sobre o FestCampos, "um evento dedicado a profissionais e amantes do audiovisual" que acabou de acontecer lá, nos auditórios Cláudio Santoro e do Parque Capivari. Juro, só isso, mesmo.
O festival parece ter sido legal, de verdade! Mas pra transformar Campos do Jordão no epicentro cultural do Brasil ainda falta fritar muita carninha no espeto e chuchar muito pãozinho no creme de queijo.
A Variety parece ter reconhecido o erro e mudou o título da reportagem de "Campos do Jordao, the Cultural Epicenter of Brazil" ("Campos do Jordão, o epicentro Cultural do Brasil") pra "Campos do Jordao, a Cultural Epicenter in Brazil" ("Campos do Jordão, um epicentro cultural no Brasil").
Melhor assim.
Mas agora me deu vontade de comer um fonduezinho... Vou procurar aqui em casa o kit que eu comprei em 2008 e usei uma vez só.