Como ajudar os entregadores que o iFood tentou sabotar

Apoie, converse, valorize, doe.

Receba de graça a newsletter Garimpo


Ontem, a Agência Pública colocou no ar uma das reportagens mais importantes do ano no Brasil. Nela, a jornalista Clarissa Levy revela como o iFood, por meio de agências de publicidade, criou perfis falsos em redes sociais e se infiltrou em manifestações para tentar sabotar o movimento dos entregadores.

É uma leitura longa que vale muito, muito a pena. Um ótimo ponto de partida é o fio que a própria autora da reportagem publicou no Twitter.

"A gente matou o Galo", diz Adriana Souza, sócia da agência Benjamim Comunicação, em um vídeo obtido pela Pública. Ela se refere a Paulo Lima, o Galo do Movimento dos Entregadores Antifascistas.

No mês passado, a prefeitura do Rio lançou um aplicativo chamado Valeu, que em tese oferece condições melhores tanto para os entregadores quando para os restaurantes.

Ralf MT, que também é ativista da causa dos trabalhadores de delivery, criticou a iniciativa, alegando que os motoboys não foram consultados.

Mas o que nós podemos fazer agora para ajudar os entregadores que o iFood tentou sabotar? O Galo responde:

Se você quiser apoiar o Galo diretamente, pode fazer contribuições mensais pelo Apoia.se ou avulsas via PIX.

Fique também de olho na conta @tretanotrampo, no Instagram, que divulga protestos e greves dos entregadores em várias cidades do Brasil.

Nesta publicação de julho de 2021, durante o segundo Breque dos Apps, eles listam uma série de ações que os consumidores podem tomar para ajudar o movimento, como aderir aos boicotes, comparar a taxa que você pagou com a que o entregador recebeu e divulgar as iniciativas nas ruas e nas redes sociais.


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca