O depoimento do hacker Walter Delgatti Neto à CPI do 8 de janeiro foi bastante animado. As redes se encheram de cortes surreais dos momentos mais pitorescos.
Ele acusou o Bolsonaro de uma penca de crimes: tentar forjar a invasão de uma urna eletrônica, grampear o ministro do STF Alexandre de Moraes, mandar invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)...
A CPMI mal começou e já temos:
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) August 17, 2023
✅ relatório falso assinado pelo Ministério da Defesa de Bolsonaro
✅ ordem do Presidente da República para invadir o sistema da Justiça
✅ pedido para inserir na urna código-fonte fake
✅ Bolsonaro admitindo ter grampeado o Ministro Alexandre de…
URGENTE: parece coisa de novela, mas é vida real na CPI - Hacker diz q campanha de Bolsonaro planejou que 1. ele fizesse código-fonte fake da urna; 2.encenasse que apertando o botão para votar em Bolsonaro apareceria Lula. Um roteiro para enganar os eleitores e desacreditar o…
— Camila Bomfim (@camilabomfim) August 17, 2023
Eis que o @pastorhenriquev enfileira as perguntas mais certeiras e contundentes da CPMI do Golpe até o momento!
— Nós e Conexões (@noseconexoes) August 17, 2023
Alô Xandão! Pode liberar a PF! pic.twitter.com/b0vGMc0eOT
No momento mais tenso, o depoente chamou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) de "criminoso contumaz" — foi o Delgatti que hackeou o ex-juiz e ex-procuradores da Lava Jato, dando origem à Vaza Jato.
Sergio Moro: Você invadiu o dispositivo de 176 pessoas. É isso?
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) August 17, 2023
Hacker Walter Delgatti: Sim, mais que isso. Inclusive o seu. Mostrei suas conversas com o Procurador Deltan Dallagnol que são chanceladas até hoje para anular condenação de pessoas inocentes.
VRAUUUUUU pic.twitter.com/X0oNZrQZZO
Meu sonho é ler a prova que o Serjo Moro fez pra passar pra Juiz Federal pq não tem como na moral
— Babi (@babi) August 17, 2023
Rolou uma peixada ali
À tarde, depois da pausa para o almoço, o hacker se recusou a responder às perguntas da oposição. Pela manhã, ele só havia atendido parlamentares governistas.
Ri muito que o hacker se recusou a responder qualquer pergunta do filho do Balaio de Estrume.
— Jairme (@jairmearrependi) August 17, 2023
No bloco oposicionista, o deputado federal Abilio Brunini (PL-MT) perguntou se o hacker almoçou uma picanha fornecida pelo Lula. Note a expressão facial do Delgatti em resposta à brincadeira.
@metropolesoficial O deputado Abilio Brunini (PL-MT) ironizou o #depoimento do hacker Walter Delgatti, o hacker da Vaza Jato, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (#CPMI) do 8 de janeiro. O depoente escolheu ficar em silêncio diante das perguntas do #parlamentar. Ao escutar que Delgatti ficaria em silêncio, Abilio pediu que ele “desse um sorrisinho” se fosse verdade que comeu picanha no almoço. “O Palmeiras não ter Mundial é culpa do Bolsonaro?”, ironizou. “E parabéns pelo corte de cabelo. Foi por simetria do Alexandre [de Moraes]”, finalizou. #Metrópoles #TikTokNotícias ♬ som original - Metrópoles Oficial
Em outro momento exótico, o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) tocou o áudio de um humorista bolsonarista imitando o ex-presidente, para tentar argumentar que o hacker não pode provar que conversou com o Bolsonaro verdadeiro.
Parece mentira, mas não é: o deputado Marco Feliciano (PL-SP) reproduziu na CPMI do Golpe o áudio de um humorista imitando a voz de Jair Bolsonaro para "provar" que o hacker Walter Delgatti pode ter falado com um "imitador" de Jair ao telefone e não com o próprio presidente. pic.twitter.com/mp8fI9rXCV
— William De Lucca (@delucca) August 17, 2023
Ainda que o Delgatti não tenha apresentado provas durante a sessão, seu depoimento pode complicar ainda mais o Bolsonaro — numa CPI que a própria oposição pediu.
Lembrando que essa CPI, que coloca no colo de Bolsonaro os crimes mais graves atribuídos a ele enquanto presidente, foi sugerida por bolsonaristas
— Camila Bomfim (@camilabomfim) August 17, 2023