Por 7 a 0, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou nesta terça-feira (16.mai) o registro da candidatura do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-coordenador da Operação Lava Jato. A decisão implicou na cassação imediata do seu mandato.
URGENTE | TSE cassa mandato de Deltan, ex-coordenador da Lava Jato. Partidos argumentaram que ele não poderia ter deixado Ministério Público em razão de apurações disciplinares. Leia em https://t.co/PX38Mgrzwx 📷@ladeiraphoto
— Folha de S.Paulo (@folha) May 17, 2023
📝Marcelo Rocha pic.twitter.com/xSmB0Oi3j4
O ex-procurador, que foi o deputado federal mais votado do Paraná em 2022, disse estar indignado.
344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a…
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) May 17, 2023
Ele recebeu apoio de aliados como o senador Sergio Moro (União Brasil-PR).
É com muita tristeza que recebo a informação da cassação do mandato de deputado federal do @deltanmd. Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política. Minha solidariedade aos…
— Sergio Moro (@SF_Moro) May 17, 2023
Já críticos da Lava Jato comemoraram a decisão.
Dizem que estou comemorando a cassação de Deltan Dallagnol! Gente! Que é isso? É claro que é verdade.
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) May 17, 2023
E os memes, principalmente baseados naquela famoso PowerPoint, vieram à pencas.
Dallagnol é cassado porque dessa vez não pôde combinar com o juiz pic.twitter.com/oIpX3onV1x
— Sensacionalista (@sensacionalista) May 17, 2023
Mas por que o mandato do ex-procurador foi cassado? Por causa da Lei Ficha Limpa.
Imaginou se a lei da ficha limpa valesse para todos os cargos públicos, para impedir que pessoas condenadas por crimes contra a Administração Pública gerenciem o dinheiro da sociedade?
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) September 18, 2018
Essa é mais uma das 70 NOVAS MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO – a MEDIDA 32.https://t.co/yn6UjGPue9 pic.twitter.com/NzJ1YAOApf
Mais especificamente, devido a uma emenda do atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), para tornar inelegíveis "membros do Ministério Público (...) que pedirem exoneração (...) na pendência de processo administrativo disciplinar".
Pois é. É da minha autoria, quando deputado federal, a emenda que em 2010 determinou a aplicação da Lei da Ficha Limpa a magistrados e membros do Ministério Público. Mas juro que não viajo no tempo, antes de que disso me acusem 😎. pic.twitter.com/ziAFuwntFX
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) May 17, 2023
A representação dos partidos PT, PC do B e PV e PMN contra Deltan, que foi acatada pelo TSE, alega justamente ele não poderia ter renunciado ao cargo de procurador da República para disputar a eleição porque respondia a reclamações disciplinares, pedidos de providências e sindicâncias no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
Twitter