Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Começou a circular no TikTok que a dipirona é capaz de curar a dor de coração partido — porque, supostamente, "o cérebro não sabe a diferença entre dor física e psicológica".

@hitalasantiago

Na minha época ninguém me avisou !!!

♬ som original - Hitala Santiago
@kaymenara

outro desse KKKKKKK

♬ som original - szin_edits_ofc✪

O negócio foi parar no X/Twitter.

Apresentaram até o suposto embasamento científico: um estudo de 2010.

@julianaodr 🤡 #fyp #foryoupage #fy #dipirona #pesquisa #ciencia #coracaopartido ♬ som original - JULIANA RIBEIRO

Primeiro que o artigo em questão nem menciona a dipirona: é sobre outro analgésico, o paracetamol. E, mesmo assim, não dá para concluir que as mudanças no cérebro observadas no estudo provam o alívio da chamada dor social.

As cientistas Laura Marise e Mellanie Fontes-Dutra fizeram um vídeo explicando por que a dipirona não cura coração partido (e alertando que usar analgésicos acima da dose recomenda pode causar hepatite medicamentosa).

@nuncavi1cientista Em parceria com a @Mell Dipirona não cura dor de amor. (paracetamol também não) E se quiserem usar um estudo para respaldar algo, tem que no mínimo escolher o estudo direito. Além disso, não se automediquem. Especialmente se a fonte for as vozes da cabeça de alguém. #ciencia #dipirona #dordeamor #coracaopartido #fy #tylenol #paracetamol #dorsocial ♬ som original - Nunca vi 1 Cientista
TikTokTwitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.