Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Aumentaram as tensões entre EUA e China depois da visita da presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, que desembarcou ontem (2.ago) em Taiwan.
Qual é a relação da China com Taiwan?
A China considera Taiwan uma província rebelde e quer retomar o controle da ilha, que tem 23 milhões de habitantes.
O que a China disse quando a visita de Pelosi foi anunciada?
O ministro de relações exteriores da China, Zhao Lijian, comparou a viagem a "brincar com fogo" e afirmou que os EUA "arcariam com as consequências".
O que a China vai fazer agora?
Nesta quinta-feira (4), vai começar a realizar exercícios militares ao redor do território de Taiwan, que considera o ato uma espécie de bloqueio aeronaval.
A viagem foi ordenada por Joe Biden?
Não. Foi uma iniciativa própria de Pelosi. Ela é do Partido Democrata, assim como Biden, mas o presidente não poderia intervir, mesmo se quisesse, por causa da separação de poderes nos EUA.
Qual é a relação de Pelosi com a China?
Ela é crítica do governo chinês há muitos anos. Já tinha visitado Taiwan em 1991 e, em 2015, viajou ao Tibete, outro território disputado pela China.
O que Pelosi foi fazer em Taiwan desta vez?
Ela se encontrou com parlamentares taiwaneses e com o presidente Tsai Ing-wen. "Hoje o mundo enfrenta uma escolha entre democracia e autocracia. A determinação dos EUA de preservar a democracia aqui em Taiwan e em todo o mundo permanece firme", afirmou, antes de deixar a ilha, nesta quarta-feira (3).
A China pode começar uma operação militar para retomar o controle de Taiwan?
Apesar do aumento das tensões, especialistas consideram que isso seja pouco provável, principalmente depois dos resultados da invasão russa à Ucrânia.