Estão deixando a gente sonhar com o fim de semana de três dias

Nada mais delicioso do que um sanduíche de feriados.

Receba de graça a newsletter Garimpo


Estamos no meio de um sanduíche de feriados: Sexta-feira Santa e Tiradentes.

Assim como Deus ao criar o céu e a terra, o brasileiro desfrutou do fim de semana de três dias e viu que era bom.

E não vê a hora do próximo feriado (que vai virar um fim de semana de QUATRO DIAS pra quem emendar).

Se você, como eu, é um vagab... digo, um estudioso das relações de trabalho, já deve ter lido sobre países que fizeram experiências — bem-sucedidas — de redução da jornada semanal de cinco para quatro dias.

Em fevereiro, a jornalista Karla L. Miller escreveu sobre isso no Washington Post, em um texto traduzido pelo Estadão:

A Islândia liderou o experimento com semanas de trabalho mais curtas, sem cortes salariais, ao longo de vários anos. A experiência foi amplamente aclamada como um sucesso, com aproximadamente 86% dos trabalhadores na expectativa de segui-la.

Agora, a Bélgica anunciou que deixará os trabalhadores solicitarem permissão para condensar suas horas de trabalho em quatro dias. Empresas na América do Norte estão seguindo o exemplo; uma coalizão de empresas do Reino Unido deve repetir o experimento neste verão. Nos Estados Unidos, o deputado democrata Mark Takano propôs um projeto de lei que reduziria todas as semanas de trabalho para o padrão de 32 horas, exigindo pagamento de horas extras para quem trabalhasse além disso.

Mas e no Brasil? Quando que vai vir? O G1 responde:

Os módulos de 8 horas diárias e de 44 horas semanais são limites máximos previstos na legislação trabalhista. Ocorre que isso não impede que as empresas possam reduzir a jornada de trabalho, já que a proibição está ligada com o excesso de jornada. Logo, a implementação dependerá de cada companhia de acordo com seus interesses.

Ou seja, pessoal: o empregado vai ter que negociar com o patrão. Não vai rolar. Deixa quieto. Vamos aproveitar o feriado de Tiradentes, que é o que tem pra hoje.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca