A treta do momento é Folha x Choquei

O jornal fez uma reportagem afirmando que o perfil faz "copia e cola" sem checagem e sem créditos. Muitas pessoas saíram em defesa da Choquei apontando os piores momentos da história da Folha

Receba de graça a newsletter Garimpo


No último dia 17, a Folha publicou uma matéria sobre a viagem do Lula à COP27 no jatinho do empresário José Seripieri Filho.

A Choquei, que apoiou a candidatura do petista nas eleições deste ano, respondeu no Twitter sugerindo que o jornal fizesse uma reportagem sobre os gastos com comida no avião presidencial do Bolsonaro.

Alguns dias depois, nesta quarta-feira (24.nov), o jornal publicou a reportagem "Choquei vira fonte de notícias da internet replicando conteúdos sem checagem".

O texto fala sobre como a Choquei cresceu depois de ampliar o seu escopo — antes especializada em fofoca, a página hoje trata do noticiário completo: eleições, guerra na Ucrânia, Copa do Mundo.

Na reportagem, a Folha afirma que o estilo do perfil é "copia e cola", "sem espaço para contextualização e muitas vezes sem atribuir créditos", que "não há processo de checagem antes de as informações serem publicadas" e que, "quando erros acontecem, são raras as retratações públicas".

A Choquei respondeu, novamente no Twitter, com um print da interação do dia 17, dizendo que o jornal "sentiu".

Muitas pessoas saíram em defesa da Choquei apontando momentos da história da Folha como a publicação de uma ficha criminal falsa da Dilma, a contratação do colunista Leandro Narloch durante a pandemia da covid-19 e a relação do jornal com a ditadura militar brasileira.

A jornalista Anita Efraim fez uma ponderação interessante sobre a treta.

Mas ainda assim sentiu um pouco da fúria dos fãs da Choquei.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca