A UcconX (Universal Creative Convention) é um evento geek cuja primeira edição está acontecendo no Complexo Anhembi, em São Paulo, de 27 a 31 de julho.
Com atrações internacionais de peso, a convenção poderia ser comparada à CCXP (Comic Con Experience). Mas o início do evento mostrou muito mais semelhanças com o Fyre, um festival de música de 2017 que ficou famoso por ter sido um desastre.
São muitas as acusações contra os organizadores: atrações supostamente falsas, salários atrasados e até agressão física.
O jornalista Ygor Palopoli, roteirista da Play9, fez um vídeo curto sobre o assunto. Mas o relato mais completo está na thread dele no Twitter, que ainda está sendo atualizada.
Nesta semana, o Ygor foi convidado a se credenciar para a UcconX, que anunciava como atrações principais os atores Rupert Grint (o Ronald Weasley de Harry Potter) e Millie Bobby Brown (a Eleven de "Stranger Things").
A thread de hoje é de um escândalo (ou golpe?) se revelando aos poucos.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Nesta semana recebi credenciamento para um grande evento que acontecerá em SP chamando UcconX, que contará com a presença de atores de Stranger Things, Harry Potter…
Resolvi saber mais e tudo começou (+) pic.twitter.com/jQF5V3GKr8
Ele recusou o convite depois de saber de relatos de calotes a ex-funcionários da empresa responsável pelo evento.
A partir daí recusei o convite e a credencial para o evento - respondendo, inclusive, questionando o acontecimento.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
O convite veio até mim pela minha produção de conteúdo nas redes vizinhas, sobre cinema, audiovisual, etc.
Mas percebi que não bastava recusar, era preciso expor. pic.twitter.com/5a2cZ6EOw7
"Foram anos de promessas vazias e pagamento atrasado", escreveu a Karla Tomaz, que participou dos preparativos para a UcconX. "A minha carreira e vida foram abaladas de um jeito que ainda não consegui recuperar."
Minhas ideias estão ali (alô Rupert), os parceiros que negociei estão ali, minha estrutura de conteúdo, minha experiência em eventos. Tudo meu está na Ucconx, menos eu.
— Karla Tomaz (@akarlatomaz) July 27, 2022
Foram anos de promessas vazias e pagamento atrasado. Até que os diretores sumiram de vez. .
E pra vocês da diretoria da @ucconx, divirtam-se. Vocês levantaram esse evento em cima de muita exploração. Espero que consigam o que merecem.
— Karla Tomaz (@akarlatomaz) July 27, 2022
Enquanto escrevia essa thread, recebi a notícia de alguns amigos jornalistas de que a Miller Bobby Brown cancelou sua presença no festival e ninguém foi avisado.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Vale lembrar que muitas pessoas compraram ingresso apenas para vê-la. pic.twitter.com/IzIi0G4Dm5
Outros influenciadores, atores e artistas no geral também foram confirmados, como George Takeda, de Star Trek, e brasileiros como Nobru, Fallen e Castro Brothers.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Possibilidades são muitas: eles podem também ter sido enganados ou talvez nem tenham sido chamados de verdade.
Por fim, já adiantando que falar detalhadamente disso possa gerar algum problema, deixo aqui o jabázinho 😅
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Aqui estão meus perfis no TikTok, Instagram e YouTube, três redes onde produzo diferentes conteúdos: https://t.co/uzmMje5BD3
Devo fazer posts nelas sobre isso tb.
O evento começou nesta quarta-feira (27), marcado pelos cancelamentos de presença da Millie Bobby Brown e do ator George Takei. Também começaram a circular fotos e vídeos de visitantes mostrando o complexo Anhembi esvaziado.
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Jornalistas receberam comunicado oficial anunciando que Millie Bobby Brown e George Takeda não vão comparecer.
A justificativa (suspeita) é de que ambos contraíram COVID-19.
Recebi o print do @aliagavictorr pic.twitter.com/P4cld8ANQy
O Fyre Festival Geek é real!! #ucconx pic.twitter.com/kOOYFtHzpT
— Mateus Tifoski (@MateusTifoski) July 27, 2022
O evento começou há mais de uma hora: o Artist’s Valley, que prometia 100 ARTISTAS está assim: (foto do @NashyDP).
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Apenas quatro artistas estão presentes no local, que agora se encontra vazio e desértico. pic.twitter.com/giNRiEWf82
Com base em um release da UcconX enviado à imprensa, veículos brasileiros noticiaram que Millie Bobby Brown não participaria mais do evento por ter sido diagnosticada com Covid-19. Mas, até agora, não há menções a isso nas redes sociais da Millie, nem em sites estrangeiros de notícia.
Passeios: Millie Bobby Brown é diagnosticada com Covid-19 e não vem a SP para o UcconX https://t.co/SHWnSKRByf
— Folha de S.Paulo (@folha) July 27, 2022
Já George Takei justificou sua ausência, por ter de fato contraído Covid-19, em um vídeo publicado na conta oficial da UcconX no Instagram.
Gente, simplesmente impossível parar de atualizar a thread.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Segundo perfil do evento, os ingressos dos painéis da Millie Bobby Brown e do George Takei vão ser transferidos pra ver o Ian Somehalder… só que ele estará em outro evento na mesma hora.
Uma mentira por cima da outra pic.twitter.com/eRtDWUxiOX
Até agora a organização do evento não respondeu publicamente às acusações mais graves, mas o Ygor obteve um email de um dos donos da empresa que organiza o festival justificando o atraso dos pagamentos e prometendo que eles seriam regularizados por meio de um empréstimo.
Em e-mail interno obtido por mim através de um funcionário da BBL, empresa responsável pelo festival, dono relata que pediu empréstimo para financiar o evento e que por isso os funcionários ficarão sem receber por alguns dias.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
É o efeito dominó da reação em cadeia. Surreal. pic.twitter.com/U0v4WNbALc

A meia-entrada do passaporte para os cinco dias de evento custa R$ 600.
“Seremos os primeiros brasileiros na história a trazê-lo para um evento aqui”, disse um dos criadores da UcconX em entrevista ao The Noite, de Danilo Gentili.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Ele ainda não se pronunciou desde então. pic.twitter.com/goideSOYu1
Outro ex-funcionário, o Hugo Melo, publicou uma thread no Twitter, confirmando os problemas com salários atrasados e relatando ainda um episódio de agressão física.
Pessoal, tô recebendo MUITOS relatos e infos que levam a história a outros níveis - envolvendo como o evento surgiu e coisas que ele esconde. Juro que não sei onde isso termina.
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Preciso de um tempo pra averiguar e estruturar tudo. Volto amanhã com mais, sigam acompanhando.
Para comemorar que a @ucconx entrou no top5 do TT nacional, resolvi fazer o exposed definitivo. Trabalhei no evento por 6 meses, entre julho de 21 e janeiro de 22, e vou contar tudo que vi, ouvi, e descobri sobre o evento de 19 para cá. Omitindo nomes, claro. Segue o 🧵
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
E para um jovem geek, aquilo era bom demais p ser verdade (como alertou meu irmão na época), mas resolvi pagar para ver. Em São Paulo conheci o escritório da UCCONX, lindíssimo na pomposa Vila Olimpia. Escritório grande, mas vazio. Na ocasião a equipe não tinha mais de 10 pessoas
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
Começamos a desenvolver um trampo muito massa, com direito a desenvolvimento de websérie animada. Um trabalho de ilustração sinistro do meu amigo @Derick_Red e de muitos outros colegas. Devo admitir que nos primeiros meses era mto massa trabalhar lá, mto graças a nossa galera pic.twitter.com/KLpB0ImBvv
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
Depois de uns dois meses e meio a equipe cresceu bastante. Passamos a ser mais de 20 pessoas, entre equipe de mkt, TI, consultores e equipe de gestão do próprio escritório. E aí tudo começou a dar errado. No fim de outubro anunciaremos a pré venda ....
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
Anunciamos que a pré-venda tinha esgotado (mentira), a queda foi um problema do próprio sistema. Na esteira do fracasso, um dos sócios (que sofria bullying) foi colocado para fora como grande vilão. Daí pra frente, foi, como dizem, só para trás.
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
Está entrando um novo sócio (na ocasião uma suposta fintech), tinha um dinheiro grande preso numa conta no banco safra, etc. Resumo, novembro acabou, e nada de dinheiro na conta. Mas seguimos trabalhando, por amor, por esperança, por idiotice mesmo. Mas ai criei um hobby
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
saberem absolutamente NADA sobre o universo geek. Aos trancos e barrancos foram atraindo pessoas para o projeto, inclusive o outro sócio (o que sofria bullying n2). Esse sócio ficou responsável pela parte comercial e trouxe para o evento um investidor
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
Nesse período uma primeira equipe foi contratada, uma empresa terceirizada. Em poucos meses o dinheiro acabou, o que gerou repercussões graves. O investidor, chocado como foi possível queimar 8 MI em meses, sem prestação de contas, processou os sócios CRIMINALMENTE. A ação
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
Até pouco tempo, estava disponível no Jus Brasil, mas não consigo mais encontrar. A moça, dona da empresa terceirizada foi responsabilizada pelos sócios . Numa reunião na sala do CEO um dos sócios AGREDIU a moça. Não estou falando de palavras duras, foram socos e ponta pés.
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
A UcconX vai até domingo (31). Até lá (e até depois disso), muitas informações novas devem surgir. Vamos tentar mantê-los atualizados.
Twitter/X • Instagram