Chico se livra de Bolsonaro, mas não escapa de Renan Calheiros

O compositor e escritor finalmente recebeu o prêmio Camões, que havia sido sabotado pelo ex-presidente. Mas teve que tirar uma foto meio esquisita com o senador alagoano

Em 2019, o Chico Buarque ganhou o prêmio Camões, a maior distinção literária da língua portuguesa. O então presidente Jair Bolsonaro, porém, se negou a assinar o documento que garantiria a diplomação.

Corta pra 2023: o compositor e escritor foi a Sintra, em Portugal, para finalmente receber o troféu das mãos do presidente atual, o Lula.

"Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando espaço para a assinatura do nosso presidente Lula", disse o cantor e compositor no discurso.

@estadao ‘RARA FINEZA’✍🏼 O cantor e compositor #ChicoBuarque recebeu nesta segunda, 24, o Prêmio Camões que lhe foi conferido em 2019. A distinção é dada a “autores de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural do idioma”. “Recebo esse prêmio mais como desagravo a tantos artistas brasileiros humilhados nesses quatro anos de estupidez e obscurantismo”, disse @Chico Buarque. A referência foi o período da presidência de Jair Bolsonaro que, em 2019, se recusou a cumprir o rito que o prêmio exige e reconhecer o mérito de Buarque, assinando o diploma. A entrega aconteceu no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, Portugal. O presidente Lula e o primeiro-ministro português Antônio Costa participaram da cerimônia. #tiktoknoticias ♬ som original - Estadão

Ele dedicou o troféu aos artistas "humilhados e ofendidos" pelo governo anterior.

Fez uma piada sobre a gravata que a Janja deu de presente ao Lula.

@redetvt

Chico Buarque recebe Prêmio Camões e ironiza polêmica da gravata comprada por Janja

♬ som original - Rede TVT

E, apesar de ter se livrado do Bolsonaro, não conseguiu escapar do Renan Calheiros.

Reparem no semblante de felicidade:

Reprodução / Twitter

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!