Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Nas últimas semanas têm surgido relatos de "golpe do gás" (ou "golpe do cheiro"), em que motoristas de aplicativos como o Uber lançariam substâncias dentro do carro para deixar passageiras desacordadas.
A Juliana, por exemplo, disse ter sentido tontura e falta de ar depois de uma corrida curta em um veículo que não tinha manivela para abrir o vidro.
Mas quando eu tava quase chegando em casa comecei a sentir um cheiro, senti tontura e falta de ar , Meninas se cuidem!
— juju (@Juhhhdl) June 8, 2022
Muitas mulheres, como a Carol, estão preocupadas com as histórias.
quanto mais cresce o medo desse novo “desconhecido”, mais a gente pode inclusive confundir os sintomas de uma crise de pânico, medo paralisante etc com um ataque real. e o que fazer?
— carol rocha (@tchulim) July 3, 2022
A @Ostralha, porém, apontou a impossibilidade de um motorista dopar uma passageira sem que ele mesmo, estando no mesmo ambiente fechado, sofra os efeitos da substância.
Ela pediu relatos de profissionais que tenham atendido vítimas do suposto golpe, mas, por enquanto, não recebeu nenhum.
Pessoas da área da saúde por favor deixem seu relato: vocês atenderam recentemente mulheres que foram atacadas após terem sido expostas a um “gás” q sai do ar condicionado do Uber? Terem inalado alguma substância no Uber? Ajudem a investigar essa história
— rivotril no Aquífero Guarani (@Ostralha) July 5, 2022
O Marcelo Rédua, que é anestesista, falou sobre a dificuldade de deixar uma pessoa desacordada em pouco tempo.
Pelo menos dois casos já foram parar na polícia e na imprensa.
No primeiro, no Rio de Janeiro, uma engenheira acusou um motorista do Uber de tentar dopá-la com um spray. Uma perícia da Polícia Civil concluiu que a substância era álcool, que o motorista disse usar para higienizar as mãos. Ambas as partes, segundo O Globo, pretendem representar uma à outra criminalmente.
No segundo caso, em Curitiba, uma mulher pulou de um carro em movimento ao se assustar com a bombinha de asma do motorista.
Seguiremos atentos aos relatos. Enquanto isso, cuidado com boatos e cuidado nos carros de aplicativo, pessoal.