Nas últimas semanas têm surgido relatos de "golpe do gás" (ou "golpe do cheiro"), em que motoristas de aplicativos como o Uber lançariam substâncias dentro do carro para deixar passageiras desacordadas.
A Juliana, por exemplo, disse ter sentido tontura e falta de ar depois de uma corrida curta em um veículo que não tinha manivela para abrir o vidro.
Gente esse negócio do golpe do cheiro no uber é real, entrei no carro por volta das 23h dei boa noite como sempre faço, mas como eu já tinha lindo sobre esse tal golpe fui tentar abrir a janela e pasmem NÃO TINHA MANIVELA, minha sorte é q a corrida era curta pic.twitter.com/5N6Zrwuj0z
— juju (@Juhhhdl) June 8, 2022
Mas quando eu tava quase chegando em casa comecei a sentir um cheiro, senti tontura e falta de ar , Meninas se cuidem!
— juju (@Juhhhdl) June 8, 2022
Muitas mulheres, como a Carol, estão preocupadas com as histórias.
gente agora sério: alguém precisa dar uma atenção sobre essa história de colocar gás ou substância inalante em carro de aplicativo pra apagar as mulheres. precisamos entender que tipo de material é esse, como pode apagar assim mesmo com janela aberta etc PELO AMOR DE DEUS
— carol rocha (@tchulim) July 3, 2022
a gente já vive num estado de atenção fudido por apenas existir como mulher e ainda tem mais essa. po a gente vai ficando limitada em se LOCOMOVER na cidade, privação mesmo. é muito errado e muito injusto mais essa limitação e sem informações concretas
— carol rocha (@tchulim) July 3, 2022
quanto mais cresce o medo desse novo “desconhecido”, mais a gente pode inclusive confundir os sintomas de uma crise de pânico, medo paralisante etc com um ataque real. e o que fazer?
— carol rocha (@tchulim) July 3, 2022
A @Ostralha, porém, apontou a impossibilidade de um motorista dopar uma passageira sem que ele mesmo, estando no mesmo ambiente fechado, sofra os efeitos da substância.
Eu honestamente não sei de onde saiu essa lenda urbana de gás no Uber, mas fica aqui um fato: acreditem na ciência. Isso de gás que só afeta uma pessoa no carro não existe. Isso cria pânico entre nós mulheres, que já saímos de casa com medo de violência sexual.
— rivotril no Aquífero Guarani (@Ostralha) July 5, 2022
Uma moça quase se acidentou gravemente fugindo de um Uber achando que seria dopada. O motorista estava usando uma bombinha de asma. Há matérias jornalísticas a respeito, a situação está saindo do controle.
— rivotril no Aquífero Guarani (@Ostralha) July 5, 2022
Ela pediu relatos de profissionais que tenham atendido vítimas do suposto golpe, mas, por enquanto, não recebeu nenhum.
Pessoas da área da saúde por favor deixem seu relato: vocês atenderam recentemente mulheres que foram atacadas após terem sido expostas a um “gás” q sai do ar condicionado do Uber? Terem inalado alguma substância no Uber? Ajudem a investigar essa história
— rivotril no Aquífero Guarani (@Ostralha) July 5, 2022
O Marcelo Rédua, que é anestesista, falou sobre a dificuldade de deixar uma pessoa desacordada em pouco tempo.
numa máscara bem vedada no rosto porque se não perde a concentração do remédio no ar e aí demora mais.
— Dunder Mifflin employee of the month (@MarceloRedua) July 5, 2022
Imagina um adulto num ambiente semi aberto.
Sem contar que anestésicos inalatórios têm um cheiro forte.
Ou seja: temos um lenda urbana do nosso tempo
Pelo menos dois casos já foram parar na polícia e na imprensa.
No primeiro, no Rio de Janeiro, uma engenheira acusou um motorista do Uber de tentar dopá-la com um spray. Uma perícia da Polícia Civil concluiu que a substância era álcool, que o motorista disse usar para higienizar as mãos. Ambas as partes, segundo O Globo, pretendem representar uma à outra criminalmente.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/K/T/caiYuMTs2XA1yv4mX6Iw/3.glbimg.com-v1-auth-0ae9f161c1ff459593599b7ffa1a1292-images-escenic-2014-12-9-16-1651675210603.jpg)
No segundo caso, em Curitiba, uma mulher pulou de um carro em movimento ao se assustar com a bombinha de asma do motorista.

Seguiremos atentos aos relatos. Enquanto isso, cuidado com boatos e cuidado nos carros de aplicativo, pessoal.
Duas coisas vão acabar acontecendo com essa história do "gás que faz desmaiar" no uber:
— Nutri (@apenas_nutri) July 5, 2022
- Um mulher vai ser realmente vítima de algo e vão achar que é mentira.
- Um motorista vai ser linchado pela mentira de alguém.
E cada um que compartilha essas fanfics vai ser responsável.