"Uma campanha disseminada em redes sociais com ataques diretos ao Congresso Nacional está provocando preocupação de políticos e analistas e pedidos de moderação", anunciou Renata Vasconcellos no Jornal Nacional desta quinta-feira (3.jul.2025).
???!????1
— Luduvicu (@luduvicu.bsky.social) 2025-07-03T22:16:45.518Z
A "campanha" citada consiste em vídeos de perfis de esquerda, feitos com inteligência artificial, em defesa da taxação dos mais ricos.
@brasilsatiradopoder #congressoinimigodobrasil #congressoinimigodopovo#deputados IOF#deputadosfederais #VEO3 #emendasparlamentares
♬ som original - brasilsatiradopoder - brasilsatiradopoder
O perfil do telejornal não publicou a reportagem no Instagram, mas o vídeo é atualmente o mais visto da edição de quinta no Globoplay.

Perfis de esquerda ficaram putos com a matéria.
Quantas vezes você viu o Jornal Nacional pedir "moderação" nos ataques ao governo? Quantas vezes você ouviu a Globo dizendo que críticas ao governo causam "preocupação"?
— Pensar a História (@historia_pensar) July 4, 2025
Nunca vimos isso. Nenhuma vez. Pelo contrário. A própria Globo se dedica a atacar o poder executivo… pic.twitter.com/egKknoIJa9
🗼📡 O Congresso Nacional acionou sua ASCOM e deu a letra no Jornal Nacional de hoje: "Dêem um passo atrás", "moderem"... O Congresso está sentindo a pressão das ruas e o recado está bem claro: É sem moderação com o Centrão. ✊🏿🔥
— Camarote da República (@camarotedacpi.bsky.social) 2025-07-04T00:56:51.342Z
O chilique do Jornal Nacional contra a pressão sobre o Congresso é a defesa dos ricos mais descarada e absurda já feita até agora pela mídia corporativa. É o maior recibo passado pela imprensa à elite e aos ricos contra os pobres. Tendenciosa por inteiro à direita e antinacional.
— Tiago Barbosa (@tiagobarbosa_) July 4, 2025
Jornal nacional, isso aqui foi ATAQUE. pic.twitter.com/IiRUhdhDlx
— Dilma Debochada (@dilma_debochada) July 4, 2025
E reforçaram palavras de ordem como "Congresso inimigo do povo".
SENTIRAM! Numa clara demonstração de assessoria de imprensa dos ricos, Jornal Nacional confirma que mobilização popular nas redes contra o Congresso tem tirado o sono da direita, que agora apela por moderação.
— Bruno Guzzo® (@BrunoGuzz0) July 4, 2025
AGORA É A VEZ DO POVO
CONGRESSO INIMIGO DO POVO
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/mrbTni4IYu
#jornalnacional
— Wellington Santos 🌐 (@wllgtn) July 4, 2025
REDE GLOBO CONTRA O POVO pic.twitter.com/63wm2bUCkQ
O perfil Carapanã, que se define como "cronista do Armagedom", optou por uma rima.
Parlamentares decidem aumentar os próprios salários, acabar com direitos trabalhistas, anistiar golpistas e roubar o orçamento pra inviabilizar o governo. O povo reage e rapidinho os analistas começam a se preocupara. MODERAÇÃO É O NOSSO PAU NA SUA MÃO PORRA
— Carapanã (@carapanarana.bsky.social) 2025-07-03T22:24:45.624Z