Você deve ter visto nos últimos dias mais de um vídeo antigo de uma professora muito p*ta das calças com a Inglaterra e outros países europeus, xingando todo mundo enquanto acende um cigarro no outro.
bom dia pic.twitter.com/ktZEqzn728
— eny on me (@enyalista) October 22, 2021
Talvez você tenha curtido os que passaram pela sua timeline, e talvez também tenha notado que a galera se dividiu entre se gabar por saber quem ela é "antes de virar modinha" e aclamar a figura mesmo sem saber direito de quem se trata.
b dia pic.twitter.com/6waK0zWGvY
— saquinho de lixo (@saquinhodelixo) October 22, 2021
Se você está no segundo grupo, esse post é para você.
— Co𝖋𝖋in Bekxa (@bekxax) October 23, 2021
A professora Maria da Conceição Tavares é uma das economistas mais renomadas do Brasil. Naturalizada brasileira, nasceu em Portugal e tem como marca a preocupação com a busca da justiça social. O pai dela, anarquista, abrigava refugiados da Guerra Civil Espanhola em plena ditadura salazarista.
A economia que não se preocupa com a justiça social é uma economia que condena os povos ao desemprego e à miséria. pic.twitter.com/tNRZttaVKM
— Acervo Maria da Conceição Tavares (@acervo_tavares) October 23, 2021
Maria da Conceição veio ao Brasil quando o marido aceitou um convite de trabalho, em 1954. Já era formada em Matemática e aqui estudou Economia.
-E disse para os meus colegas: que ruim que é a distribuição de renda nesse país!
— Acervo Maria da Conceição Tavares (@acervo_tavares) October 28, 2021
Eu era novata... só piorou daí pra cá pic.twitter.com/i2ybrase1v
Em 1974, foi presa durante a ditadura. Passou alguns dias no DOI-CODI até ser solta por intervenção do próprio general Ernesto Geisel, feita a pedido do Mário Henrique Simonsen, que era Ministro da Fazenda.
o que pra nós, brasileiros, é uma merda, porque nós não temos inimigo externo nenhum, então tem que inventar inimigo interno... que é uma merda pic.twitter.com/cAueccElUz
— acervo maria da conceição tavares (@acervotavares) October 22, 2021
Em tempos mais democráticos, ela participou do desenvolvimento do Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek.
se alguém te prometer a lua, você acredita? pic.twitter.com/3RyQnGBBjZ
— acervo maria da conceição tavares (@acervotavares) October 22, 2021
Entre outras proezas (além de fumar tanto assim e continuar viva e saudável aos 91 anos), ela conseguiu juntar na mesma mesa Dilma Rousseff e José Serra, então concorrentes na eleição presidencial, no seu aniversário de 80 anos em 2010. Conceição foi professora e é amiga dos dois.
vocês ficam danados comigo? pic.twitter.com/rkgMf5VgEm
— acervo maria da conceição tavares (@acervotavares) October 22, 2021
E também pagou mais imposto que o Roberto Marinho (mesmo sendo professora; no Brasil, Maria da Conceição deu aulas na FGV, na Unicamp e na UFRJ), como ela diz nesse vídeo:
o problema é que os ricos tinham um propósito porra nenhuma pic.twitter.com/J6VRz4jQSu
— acervo maria da conceição tavares (@acervotavares) October 22, 2021
Maria da Conceição Tavares se filiou ao PMDB, nascido do então partido de oposição ao regime, o MDB, no finalzinho da ditadura. Apoiou o Plano Cruzado, tentativa de conter a inflação implementada no governo de José Sarney, que mais tarde se revelou uma baita furada.
tem um que ficou insuportável, ninguém aguenta pic.twitter.com/LuxvZkKeSM
— acervo maria da conceição tavares (@acervotavares) October 27, 2021
Ela desligou-se do partido por discordar de suas políticas. Em 1994, filiada ao PT, foi eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro.
você não é um economista sério
— acervo maria da conceição tavares (@acervotavares) October 22, 2021
você é um TECNOCRATA pic.twitter.com/qF5HvWWBYn
Hoje Maria da Conceição, que se define como "a velha que não desiste", vive em seu apartamento no Flamengo. Classifica o governo Bolsonaro como "disparatado" e Paulo Guedes e sua equipe como pseudo-gestores públicos, que não têm nada além de ambição pelo poder, como ela descreveu em 2019 para a colunista Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico.
Espero morrer feliz por ser brasileira e infeliz por ser europeia pic.twitter.com/3GCFfUSFha
— Acervo Maria da Conceição Tavares (@acervo_tavares) October 23, 2021
Para mais vídeos da Maria da Conceição Tavares, você pode seguir as contas de Twitter @acervo_tavares e @acervotavares, ou assistir à playlist do Instituto de Economia da Unicamp.
Twitter
Conversa aberta