Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Um nicho que tem crescido no TikTok brasileiro é o da "mulher de preso", em que companheiras de detentos compartilham sua rotina.
Um bom jeito de começar a conhecer esse universo é buscar a hashtag #mulherdepreso, que, até a publicação deste post, já tinha mais de 155 milhões de visualizações.
@raycha81 Vou até o fim do mundo por vc ❤️❤️❤️❤️❤️🔒🔒🔒 #soltaopresoseujuiz #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #liberdadevaicantar #fy ♬ som original - PEJOTA STATUS
No TikTok, as mulheres respondem a dúvidas dos seguidores, contam os dias até o fim da pena e mostram detalhes de sua rotina, principalmente nos dias de visita.
@guerreirada017 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #mulherdedetento😭💔🔐💏✍️🙏 #guerreiradefénuncagela🔓🔒❤️ #soltaopresoseujuiz #preso #liberdadevaicantar #017 #viral #viralvideo #pjl ♬ som original - Luis Eduardo Mour473
Muitos dos vídeos têm tom humorístico, como este, em que companheiras de detentos a caminho do presídio cantam "Sentar Agora Eu Vou".
@abencoada011 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #soltaopresoseujuiz #mulherdeumdetento #vaiprofyinfernooo👺 #cantaliberdadee😷🔐🔓 #pjl #lfyp #soltameumaridoseujuiz😭😭🔐 #fyp ♬ som original - 🌼 Letícia Nascimento
Neste TikTok, a Stefany Pereira prepara o que chama de "Sedex do preso".
@stefanyy_pereira #mulherdepreso🔓🕊👫💍 ♬ som original - Stefany Pereira
Outra hashtag comum no meio é #soltaopresoseujuiz, com variações como #soltameumaridoseujuiz.
@lauroleite1 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #soltaopresoseujuiz #liberdade #cantalili ♬ som original - 🌼 Letícia Nascimento
Aos poucos, as mulheres de presos começam a ser conhecidas também fora do TikTok. Ontem, o "Balanço Geral", da rede Record, exibiu uma reportagem sobre a Letícia Nascimento, uma das influenciadoras mais populares do nicho.