A nova coqueluche da moçada no Instagram é a caixinha de mensagens anônimas NGL.
Se suas costas estão doendo agora, você provavelmente se lembra de serviços parecidos, como o Ask.fm, o Formspring e o Curious Cat. O conceito é mais ou menos o mesmo, mas dessa vez o foco é o Instagram.
NGL é a sigla de "not gonna lie" (não vou mentir, em inglês). Pra usá-lo, você precisa baixar o aplicativo, pra Android ou iPhone. Ele vai gerar um link com o seu nome de usuário, que você pode compartilhar no Instagram ou em qualquer outro lugar. É por meio dele que as pessoas conseguem te mandar mensagens anônimas.
Algumas pessoas, claro, acham que não é uma ideia muito boa pra saúde mental.
nem f*dendo que eu vou deixar alguém me mandar uma pergunta anônima correndo o risco de acabar com todo progresso que eu fiz na terapia com apenas uma frase
— Matheus Rocha (@matheus) July 7, 2022
caixinha de pergunta anônima é esquema de pirâmide de psicólogos para fazer com que pacientes dobrem as consultas
— alana (@almotchellis) July 8, 2022
Não tem dinheiro que me faça abrir uma caixinha de pergunta anônima no instagram (( já fui xingada por 3 gerações no ask fm
— mica (@micaellaalbuqq) July 7, 2022
O NGL promete ser um "espaço seguro para adolescentes", seja lá o que isso signifique.
Hmm, adolescentes? Eu fiz um, apesar de ter quase 37 anos. Felizmente, a mensagem mais grave que eu recebi até agora é de um amigo do meu irmão tirando sarro da carbonara dele.

Outra preocupação das pessoas é que o NGL acabe revelando os autores das mensagens anônimas.
Já imaginou que barato se o app de perguntas anônimas no story daqui uma semana falasse "era tudo uma experiência, confira agora a identidade de quem fez todas aquelas perguntas"?
— Fábio Garcia (@fabiogaj) July 6, 2022
É uma preocupação bastante razoável. Pode ser que um dia — bate na madeira — haja alguma falha ou invasão, mas por enquanto vamos ter que confiar que o aplicativo é seguro.
Acontece que o próprio NGL oferece uma assinatura paga que promete mostrar "dicas" que te ajudariam a adivinhar o autor de cada pergunta. Não é barato: são R$ 48,99 POR SEMANA.

Quarenta e oito reais e noventa centavos! Por semana! Eu tô fora. Prefiro ser ofendido de graça, literalmente.
Instagram • Twitter/X