Na noite desta quarta-feira (19.out), o pastor evangélico André Valadão, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, publicou no Twitter uma retratação que, segundo ele, havia sido imposta pelo TSE.
Diante de um fundo escuro e sob uma música melodramática, o religioso afirma no vídeo que Lula não é favor do aborto, da descriminalização das drogas, da liberação de pequenos furtos e da censura.
A pedido do TSE minha retratação. 🇧🇷
— Andre Valadao (@andrevaladao) October 19, 2022
Compartilhem minha retratação 🙏🏻 pic.twitter.com/X3eZARWsYM
As primeiras reações foram variadas. Muitas pessoas tiraram sarro do pastor.
Dói tanto ser obrigado a falar a verdade que botou até música de enterro
— lilla (@aquelalilla) October 19, 2022
isso andré valadão agora olhe pra câmera e diga lula presidente com a voz bem aveludada
— Alexandre (@Iexandre) October 19, 2022
Mas houve desde o início quem apontasse algumas coisas estranhas.
Isso é retratação? Com erros de legenda que mudam sentido de palavras? Pontuação e texto confusos? É um deboche com o TSE. https://t.co/RqaCutlQQc
— Maurício Ricardo (@MauricioRicardo) October 19, 2022
Então o jornalista Renato Souza, do R7, apurou com o TSE que ainda não houve decisão sobre o caso, e que Valadão decidiu publicar o vídeo por conta própria.
ATENÇÃO: Procurei a assessoria do TSE e o Tribunal informou que não houve decisão no processo envolvendo o pastor André Valadão e postagens sobre Lula. Religioso fez retratação por conta própria e não fala a verdade quando diz que foi obrigado pela Justiça Eleitoral.
— Renato Souza (@reporterenato) October 20, 2022
A informação foi confirmada por outro jornalista: Chico Alves, do UOL. "Muitos avaliam que o vídeo teve o objetivo de atrair audiência para a mensagem dúbia e para o próprio pastor", escreveu Alves.
Chico Alves: TSE nega que tenha mandado pastor André Valadão se retratar https://t.co/Gz0NwKKr75
— UOL Notícias (@UOLNoticias) October 20, 2022
Ainda segundo Renato Souza, o papel que aparece no vídeo é a petição da campanha de Lula, e não a suposta decisão do ministro Alexandre Moraes mencionada pelo pastor.
No vídeo postado nas redes sociais, o pastor André Valadão não exibe decisão do ministro Alexandre de Moraes determinando retratação dele contra Lula, pois ela não existe. Ele postou apenas a petição inicial do advogado da campanha petista. A relatora é Maria Claudia Buchianeri. pic.twitter.com/5QVxubG526
— Renato Souza (@reporterenato) October 20, 2022
Até a publicação deste post, André Valadão não havia se manifestado depois do falso vídeo de retratação. Ficaremos de olho nos próximos desdobramentos.
O que Andre Valadão fez não foi uma retratação.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) October 19, 2022
Foi um escárnio com a cara do TSE e do @Alexandre - deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo.
Se ficar impune, será um dos maiores vexames do Tribunal.