Quer entender mais de Rússia e Ucrânia? Siga estes perfis

Jornalistas e estudiosos estão publicando informações e análises em tempo real.

Receba de graça a newsletter Garimpo


O ataque da Rússia à Ucrânia começou.

Ucranianos relatam explosões na capital, Kiev, e em várias outras cidades do país.

Para entender as raízes do conflito e acompanhar seus desdobramentos em tempo real, recomendamos alguns perfis de jornalistas e estudiosos especializados no assunto.

Oliver Stuenkel

Professor de relações internacionais da FGV. Neste fio, analisa como a ação da Rússia pode afetar suas relações internacionais.

Fabrício Vitorino

Jornalista mestre em cultura russa pela USP. Recentemente, traduziu em tempo real o pronunciamento televisivo de Vladimir Putin.

Ady Ferrer

Jornalista indepentente especializada em relações internacionais, youtuber e podcaster. Compila informações sobre a guerra principalmente lá no AdyNews, perfil no Twitter.

Xadrez Verbal

Perfil do podcast de Filipe Figueiredo sobre política, história e atualidades. Está publicando atualizações em tempo real.

Yan Boechat

O repórter, correspondente da BandNews, está em Dombas, região dominada por separatistas apoiados pela Rússia, publicando relatos e vídeos.

Fernanda Magnotta

Doutora em RI, especialista em EUA e colunista do UOL. Alterna informações em tempo real com análises (às vezes também em canais de TV).

Sandro da Costa Fernandes

Jornalista especializado em relações internacionais, cobriu Moscou para a Globo News e apresentava o podcast Café com Kremlin. Aqui, ele alerta sobre fotos e vídeos antigos que estão circulando como se fossem atuais.

Nathana Garcez

Graduada em relações internacionais e mestra em economia política pela UFRJ, e doutoranda em RI pela UNESP. Comenta o conflito e posições de outros líderes mundiais:

Sérgio Utsch

Correspondente do SBT na Europa. Além de anunciar suas entradas ao vivo na emissora, tem publicado no Twitter vídeos direto de Kiev.

Sabrina Fernandes

Doutora em sociologia, pós-doutoranda no tema de autoritarismo e contra-estratégias. Ative especialmente contra tudólogos:

Rodrigo Ianhez

Historiador do período soviético, está analisando a situação em tempo real.

Esta lista está em construção. Se você tiver mais sugestões, mande-as para a gente:

E, se você domina o inglês, confira também a lista excelente que o Jeff Nascimento, advogado em direitos humanos, preparou:


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca