O ataque da Rússia à Ucrânia começou.
Ucranianos relatam explosões na capital, Kiev, e em várias outras cidades do país.
Para entender as raízes do conflito e acompanhar seus desdobramentos em tempo real, recomendamos alguns perfis de jornalistas e estudiosos especializados no assunto.
Oliver Stuenkel
Professor de relações internacionais da FGV. Neste fio, analisa como a ação da Rússia pode afetar suas relações internacionais.
Muita gente chama Vladimir Putin de grande estrategista geopolítico e acredita q a crise na Europa do Leste trará benefícios significativos à Rússia. Mas há 5 motivos pelos quais a atuação de Putin na Ucrânia pode acabar fragilizando a posição russa perante o mundo. 🧵👇🏽
— Oliver Stuenkel 🇧🇷 (@OliverStuenkel) February 23, 2022
Fabrício Vitorino
Jornalista mestre em cultura russa pela USP. Recentemente, traduziu em tempo real o pronunciamento televisivo de Vladimir Putin.
Analistas, colegas acadêmicos, correspondentes, ... Todos lamentamos esse dia absolutamente trágico
— Fabrício Vitorino (@Fabyuri) February 24, 2022
Por semanas, nós não acreditamos na 'invasão' e ponderamos o 'iminente'
É algo tão bizarro, tão absurdo, que soava descabido. Hoje é claro: erramos
Subestimamos a insanidade
Ady Ferrer
Jornalista indepentente especializada em relações internacionais, youtuber e podcaster. Compila informações sobre a guerra principalmente lá no AdyNews, perfil no Twitter.
Já vou abrir o fio para acompanhar o que agora já posso chamar de guerra da Ucrânia 👇🏼
— adynews (@ady_news) February 24, 2022
Xadrez Verbal
Perfil do podcast de Filipe Figueiredo sobre política, história e atualidades. Está publicando atualizações em tempo real.
♟ ATUALIZAÇÕES SOBRE A UCRÂNIA
— Xadrez Verbal (@XadrezVerbal) February 24, 2022
- Reunião de emergência do CSNU começou agora pouco
- Espaço aéreo ucraniano foi parcialmente fechado por "razões de segurança"
- Presidente Zelensky convocou os dois níveis de reservistas de maior prontidão. Não é uma convocação geral (...)
Yan Boechat
O repórter, correspondente da BandNews, está em Dombas, região dominada por separatistas apoiados pela Rússia, publicando relatos e vídeos.
Kharkiv está vazia, mas tranquila. No caminho de Slaviansk muitos veículos militares, tanques e artilharia sendo preparada pic.twitter.com/0gqOAcAaun
— Yan Boechat (@Yanboechat) February 24, 2022
Fernanda Magnotta
Doutora em RI, especialista em EUA e colunista do UOL. Alterna informações em tempo real com análises (às vezes também em canais de TV).
Perguntei, ao telefone, p/ pessoas ligadas ao governo russo, sobre as sanções. Ouvi um sonoro: "sanções já estão em vigor de 2014; estamos acostumados". Quando insisti, veio: "sanções efetivamente duras teriam efeitos sistêmicos e prejudicariam os próprios aplicadores". É isso.
— Fernanda Magnotta, PhD (@fermagnotta) February 24, 2022
Sandro da Costa Fernandes
Jornalista especializado em relações internacionais, cobriu Moscou para a Globo News e apresentava o podcast Café com Kremlin. Aqui, ele alerta sobre fotos e vídeos antigos que estão circulando como se fossem atuais.
Se a foto ou o vídeo da Ucrânia não foi feito por você ou por alguém/algum veículo de MUITA confiança, não retuíte.
— Sandro da Costa Fernandes (@cafecomkremlin) February 24, 2022
Tem muita imagem de 2014 circulando como se fosse de agora.
Nathana Garcez
Graduada em relações internacionais e mestra em economia política pela UFRJ, e doutoranda em RI pela UNESP. Comenta o conflito e posições de outros líderes mundiais:
Erro grosseiro do Boric. Parece que em todo o mundo economizam na hora de contratar assessores de RI e o resultado é isso: notas simplistas, discursos de mídia comprados e aceitos de boa vontade e pouca reflexão política séria. https://t.co/CgN1V7QECE
— Nathana G. (@NathanaGarcez) February 24, 2022
Sérgio Utsch
Correspondente do SBT na Europa. Além de anunciar suas entradas ao vivo na emissora, tem publicado no Twitter vídeos direto de Kiev.
Aqui nossa reportagem de ontem, quando já havia muitos sinais do que estava pra acontecer. (Não consegui colocar na íntegra. Coloco o fim no tuíte seguinte) pic.twitter.com/UpFhUkQkOi
— Sérgio Utsch (@utsch) February 24, 2022
Sabrina Fernandes
Doutora em sociologia, pós-doutoranda no tema de autoritarismo e contra-estratégias. Ative especialmente contra tudólogos:
Ninguém consegue opinar e analisar tudo com embasamento suficiente pra se colocar na posição de "eu vou te ensinar sobre esse assunto". Pode opinar, mas se posicionar como especialista exige bagagem e responsabilidade.
— Sabrina Fernandes (@safbf) February 24, 2022
Mas o que mais tem é tudólogo. E o estrago é profundo.
Rodrigo Ianhez
Historiador do período soviético, está analisando a situação em tempo real.
Acho que é um erro grave que vai custar muito à Rússia.
— Rodrigo Ianhez (@rianhez) February 24, 2022
Esta lista está em construção. Se você tiver mais sugestões, mande-as para a gente:
Pessoal, o @rafaelcapanema e eu estamos fazendo um compilado de perfis daqui para quem quer entender mais de Rússia e Ucrânia, como @OliverStuenkel, @Yanboechat e @Fabyuri. Sugestões?
— xᴏʀʀɪᴄᴏ ᴅɪꜱᴛᴏᴘɪᴄᴏ (@alexorrico) February 24, 2022
E, se você domina o inglês, confira também a lista excelente que o Jeff Nascimento, advogado em direitos humanos, preparou:
🇺🇦🇷🇺 61+ jornalistas, especialistas e pesquisadores que analisam a crise envolvendo Ucrânia e Rússia https://t.co/uepmRMsgC7
— Jeff Nascimento 🧜🏽♀️💃🏾🎲 (@jnascim) February 24, 2022