Usuários relatam que algoritmo do TikTok pode tirar jovens LGBTQIA+ do armário

A causa é o sistema de recomendação de contatos em comum. Tiktokers relatam que suas contas continuaram sendo expostas mesmo depois de ajustar as configurações de privacidade

Nesta terça-feira (17.jan), o Beto Carvalho viralizou no Twitter com um post que inclui dois prints. O primeiro, com um comentário que seu sobrinho, uma criança, deixou em um TikTok seu. Já o segundo mostra um quadro desse vídeo, em que o Beto está maquiado, com unhas compridas e de saia.

Reprodução
Reprodução

Apesar do ar descontraído tanto do tweet quando de muitas das respostas a ele, outra usuária, a Maxine, aproveitou a oportunidade para falar sobre casos em que o sistema de recomendação de contatos em comum no TikTok acabou tirando do armário involuntariamente pessoas LGBTQIA+.

Aconteceu, por exemplo, com a @ji_apark.

Em algumas respostas ao tweet da Maxine, pessoas disseram ter tornado suas contas privadas no TikTok para evitar que isso acontecesse.

Mas, de acordo com outros relatos, o TikTok segue recomendando sua conta para outros usuários mesmo depois de você ajustar as configurações de privacidade para que isso não aconteça.

O Núcleo entrou em contato com o TikTok questionando-o sobre o assunto. Perguntamos se a empresa reconhece o problema, se tem alguma recomendação de segurança para evitá-lo e se está desenvolvendo algum tipo de solução para impedir que isso aconteça. Este post será atualizado se houver uma resposta.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!