A juventude tem que estar a fim, tem que se unir, cantou a Negra Li naquela música com o Charlie Brown.
Mas, pelo jeito, a juventude não tá a fim de se unir pra tirar o título de eleitor, como informa esta reportagem da CNN Brasil. O voto opcional aos 16 e 17 anos tá tankando, guys.

Mas aí a Anitta apareceu com esta iniciativa:
Então agora é isso hein... me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor. 😌
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
E cada vez mais celebridades estão se juntando: Zeca Pagodinho, Juliette, Gil do Vigor, Craque Neto e até... Mark Ruffalo? Dá uma olhada:
O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE.
— Juliette (@juliette) March 23, 2022
Cadê os vigorosos de 16 e 17 anos? Já tiraram o título de eleitor de vocês?? É rápidinho e o primeiro título dá pra tirar online: https://t.co/qC3g399gIK. Se vc tem 15 anos e completa 16 até outubro, já pode tirar tb!! https://t.co/5zPZpJRc0C
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) March 24, 2022
Mais um recado que separei pra vocês no dia de hoje. Você que pode tirar o título de eleitor, VÁ TIRAR! Faça o que a @Anitta falou, garotinho! Os jovens têm que ir pra cima. Só assim o nosso país vai mudar. pic.twitter.com/ThBtzsi9zw
— Craque Neto 10 (@10neto) March 25, 2022
Hoje é um bom dia pra lembrar, principalmente os adolescentes que me seguem, que é de extrema importância tirar o título de eleitor viu? O prazo é até 4 de maio. Vamos botar o cropped e reagir turma!
— LARISSA MANOELA 👒 (@larimanoela) March 24, 2022
Adolescentes, o desafio do dia é fazer um Tiktok tirando o título ao som de envolver.
— Camilla de Lucas ⭐️ (@camilladelucas) March 24, 2022
In 2020, Americans only defeated Donald Trump because record voters used their democratic rights, especially young people. To defeat Bolsonaro, Brazilians aged 16 and 17, must register to vote in the next elections. They have until May 4th to do this at https://t.co/EzvkuIzyrL https://t.co/cbIfSWYwZ9
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) March 24, 2022
Talvez os jovens achem uma ou outra das publicações acima meio cringe, mas eu não quero zicar o negócio, muitíssimo pelo contrário.
Quem quer zicar o negócio são alguns lelés da cuca da extrema direita, talvez porque a participação dos adolescentes tornaria a nossa democracia um pouco mais... democrática?
Na Jovem Pan, o Guilherme Fiúza (tem algum jeito pior de começar uma frase?) teve um chilique porque a conta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Twitter curtiu um post da jornalista Miriam Leitão encorajando os jovens a tirar o título de eleitor.
@jairmearrependi@tesoureiros@GuilhermeBoulos
— Maurício Araujo (@MaurcioAraujo14) March 21, 2022
O bolsonarismo tá achando um crime convocar jovens a votar.
É mais um motivo pro jovem ir votar e mostrar que tem voz!
Isso foi compartilhado pelo @bolsonarosp
Pro bolsonarista é crime convocar jovens a votar! pic.twitter.com/YNLsL19MQJ
Talvez prevendo a movimentação pelo voto jovem, a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli havia publicado no Instagram, em 14 de fevereiro, um post estimulando o "voto veterano".
Mas não custa nada reforçar, jovens e veteranos: tirar o título de eleitor é rapidinho, dá pra fazer tudo pela internet, e o prazo final é 4 de maio.
Não custa repetir: dia 4 de maio é o prazo final para tirar o 1º título de eleitor e regularizar pendências com a #JustiçaEleitoral. Saiba mais no vídeo e não fique de fora nas #Eleiçõe2022 - seu voto faz o país! pic.twitter.com/E5tEsl4j68
— TSE (@TSEjusbr) March 25, 2022