O ex-juiz Sergio Moro nunca escondeu seu desprezo por Lula e pelo PT, mas, após ser convidado a se retirar do cargo de ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro, em abril de 2020, sempre fez questão de usar o Twitter para atacar a dignidade do presente.
Não obstante, no último domingo (16.out), lá estava Moro no debate ao lado de seu best friend Bolsonaro, semanas após ter declarado voto nele e após se eleger senador pelo Paraná.
Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro.
— Sergio Moro (@SF_Moro) October 4, 2022
Para homenagear o reatamento desta bonita amizade, o Núcleo separou 11 tweets em que Moro usou a rede social para chamar Bolsonaro de:
- covarde;
- autocrata;
- trapalhão;
- o novo amigo de Putin;
- estelionatário eleitoral;
- e, meu favorito, indigno da Presidência.
Os tweets estão organizados em ordem crescente de hipocrisia:
11. Sigilo necessário
Bolsonaro pode ter decretado 100 anos de sigilo em documentos e informações muito importantes do governo brasileiro, mas certamente é Moro quem gostaria de esconder esse tweet pelo próximo século.
Bolsonaro poderia decretar sigilo de 100 anos sobre os tweets dele.
— Sergio Moro (@SF_Moro) April 14, 2022
10. Capachos são os outros
Moro certamente não gosta de outros bajuladores de Bolsonaro.
Na 1ª pesquisa com o nome da Dep. Renata Abreu (@RenataAbreu1919), nossa candidata para o Gov de SP, ela já aparece em 3° lugar com 7 pontos nas intenções de voto. Chegou a hora de termos uma mulher na liderança do maior Estado do Brasil. Chega de capachos de Lula e Bolsonaro. pic.twitter.com/sNS5NIpMfc
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 17, 2022
9. Carinho de um aliado
O tweet abaixo é um dos meus favoritos. Em menos de 280 caracteres, Moro destilou apoio e amizade a Bolsonaro. É de aquecer o coração com tanta ternura.
Assim como Lula, Bolsonaro mente. Nada do que ele fala deve ser levado a sério. Mentiu que era a favor da Lava Jato, mentiu que era contra o Centrão, mentiu sobre vacinas, mentiu sobre a Anvisa e o Barra Torres e agora mente sobre mim. Não é digno da Presidência.
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 10, 2022
8. Amigo dos amigos
É bom lembrar que Moro nunca foi amigo de Lula e certamente nunca teve afeição pelos aliados do governo petista.
O Centrão dá as cartas no governo Bolsonaro, como deu nos governos PT. Ajustam-se os interesses, o discurso e pronto. Sem liderança e projeto, o país permanece refém de interesses pessoais ou partidários. Ou mudamos isso ou não há governo que funcione. https://t.co/hHwfUiRw8c
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 18, 2022
7. Estelionatário???
Tá ficando difícil ser irônico para descrever esses tweets.
Bolsonaro enfim admitiu ontem que nunca defendeu o combate à corrupção e a Lava Jato. Era só mais um discurso do seu estelionato eleitoral.https://t.co/H3eVGmgb9i
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 12, 2022
6. Tapinha não dói?
Moro deve estar preparado para ter o rosto severamente machucado...
Na entrevista para a @VEJA explico o desastre que seria para o país ter Lula ou Bolsonaro na presidência em 2023. Seria um tapa na cara dos brasileiros.https://t.co/yiKIMl9QCM pic.twitter.com/tzJw6zJcFB
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 14, 2022
5. Xingou em outro fuso-horário
Neste tweet Moro está falando do influenciador e polemista profissional Kim Paim, que adora o governo pois mora na Austrália e não precisa se preocupar com o que acontece no Brasil.
Como lhe falta coragem, Bolsonaro terceirizou seus ataques a mim. Mandou um produtor de fake news do outro lado do mundo preparar um vídeo cheio de mentiras e teorias da conspiração. Bolsonaro já é covarde na Austrália.
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 20, 2022
4. Rachou no meio
Em janeiro de 2022, Moro cobrava ambos Lula e Bolsonaro por respostas. Certamente continuará cobrando Bolsonaro, certo?
Está lançado o desafio. Uma nova forma de fazer política está na mesa. Vai abrir as contas dos gabinetes e da rachadinha, Bolsonaro? E você, Lula? Vai abrir as contas das suas palestras e do sítio de Atibaia? #AbreAsContasBolsolula pic.twitter.com/sNYhPUqM1k
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 28, 2022
3. Amigos para sempre
Simone Tebet não só vocalizou apoio a Lula, como até gravou propaganda política para o petista. Já Moro decidiu declarar voto no "autocrata" Bolsonaro.
Será que essa amizade sobrevive?
Encontrei @simonetebetbr em São Paulo. Conversamos sobre a união do centro. Democratas não podem se conformar com os autocratas Lula/Bolsonaro. Precisamos da indignação e do apoio de todos os brasileiros de bem. pic.twitter.com/XfQeNffzFg
— Sergio Moro (@SF_Moro) April 2, 2022
2. Viajante do tempo
Se Bolsonaro "tem a incrível capacidade de estar no lugar errado e na a hora errada", o que significa para Sérgio Moro estar ao lado dele agora? 🤔
UM TRAPALHÃO NO KREMLIN. Bolsonaro tem a incrível capacidade de estar no lugar errado e na hora errada. Sua inexplicável ida à Russia neste momento nos antagoniza com todo o Ocidente e é mais um constrangimento para a diplomacia brasileira.
— Sergio Moro (@SF_Moro) February 14, 2022
1. Só pra esclarecer
Se você precisa de um vídeo com declaração de amizade de Moro a Bolsonaro, bastar dar play no tweet abaixo para ouvir a explicação de como Bolsonaro, nas palavras do próprio Moro, "sabotou" o combate à corrupção.
Vale cada segundo.
Nunca é demais esclarecer os motivos pelos quais entrei e saí do governo Bolsonaro. Sempre fui fiel aos princípios morais e ao povo brasileiro. Traição seria eu compactuar com a corrupção. pic.twitter.com/wpUgVOL1eD
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 6, 2022