Tudou começou quando o fotógrafo e estudante de biologia João Pedro Salgado postou uma sequência de fotos de uma onça-pintada predando uma capivara no Pantanal.
Não consigo nem criar uma legenda aqui para descrever essa cena que eu presenciei e consegui fotografar. Feliz demais 🐆💚 pic.twitter.com/5508lvia7T
— Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) April 10, 2022
As imagens podem ser ligeiramente chocantes pra quem, como eu, está acostumado a ver, no máximo, uma pomba atropelada. Até aí, tudo bem.™ Só que o tweet bombou, e o próprio João reapareceu dizendo que estavam cancelando a onça.
Estão cancelando a onça-pintada por almoçar kkkkkkkkkkkk esse site virou uma loucura https://t.co/UcS9oINlOV
— Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) April 11, 2022
De fato, uma ou outra pessoa parecia estar sinceramente incomodada com a publicação.
Peço desculpas pela foto da onça comendo a capivara, daqui pra frente só posto fotos de acidentes de carro, assassinatos e esquartejamento. pic.twitter.com/IkhiXldtoD
— Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) April 11, 2022
Não é natural não uma onça caçar KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
— militantes que militaram errado (@Militanteschato) April 12, 2022
Essa bolha de twitter 🤦 pic.twitter.com/vVH7iZs6XD
Mas, se você olhar as respostas ao tweet original, vai ver que a maioria imensa das pessoas "cancelando" a onça estava de brincadeira, satirizando justamente as polêmicas malucas do Twitter nas últimas semanas.
Vim aqui ver se era verdade que o povo estava "cancelando" a onça por comer a capivara. Encontrei 1 tuíte de uma moça achando as imagens desnecessárias, uns 10 tuítes irônicos "condenando" a onça e 2.262 tuítes de pessoas reclamando de um cancelamento que não houve.
— Cláudio Gonzalez 🇧🇷🇵🇸🇷🇺 (@claudiogonz) April 11, 2022
O Twitter virou uma rede de microprofecias autorrealizáveis. Neste caso, as pessoas viram o tweet do João e disseram: "Quer ver que vai aparecer gente cancelando a onça?" E essas pessoas realmente apareceram. Mas eram quase todas GALHOFEIRAS. PÂNDEGAS. FARRISTAS. GAIATAS.
Sério, gente, não é pra levar tão a sério o que o glorioso fã-clube do Faustão conhecido como FAUSTANETES fala na internet.
A onça realmente precisa matar um animal menor? Eles poderiam usar essa força para ajudar esses animais a sobreviverem, mas preferem fazer parte do problema 🙄🙄🙄
— Faustão FC 🍕 (@faustanetes) April 10, 2022
Não, o Twitter AINDA não cancelou a cadeia alimentar. Mas aí o estrago já estava feito. Teve meme a rodo.
Imaginem se ao invés de capivara a onça tivesse tomado um pote de Bacio de Latte e oferecido brigadeiros pros filhos da capivara no bar
— TANTO (@tantotupiassu) April 12, 2022
— Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) April 11, 2022
E o João pediu desculpas à comunidade capivárica.
Vim informar que já fiz as pazes com a capivara. Pedi desculpa por não ter ajudado pic.twitter.com/YL0HQTYdeZ
— Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) April 11, 2022
Mais um dia normal no Twitter.
Twitter