Pular para o conteúdo

'Uaistronauta' bomba nas redes, mas Nasa diz não ter nada a ver com ela

A mineira Laysa Peixoto havia viralizado ao anunciar que faria uma viagem espacial em 2029

'Uaistronauta' bomba nas redes, mas Nasa diz não ter nada a ver com ela

Em 6.jun.2025, Laysa Peixoto (@astrolaysa) bombou nas redes ao anunciar, de macacão da Nasa, que faria uma viagem ao espaço em 2029.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LAYSA PEIXOTO (@astrolaysa)

A mineira ficou conhecida como "uaistronauta" (provavelmente ficaria conhecida como "bahstronauta" se fosse gaúcha, ou "meustronauta" se fosse paulistana).

Com a repercussão do caso, o canal Space Orbit fez um vídeo de mais de meia hora apontando inconsistências na história dela.

Um dos macacões que ela usa, por exemplo, lembra muito o do Space Camp, uma experiência de seis dias que a Nasa oferece para crianças.

Procurada, a Nasa disse não ter nenhum vínculo com ela. A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) afirmou que ela foi desligada da instituição depois de não se matricular para o segundo período de física. A Universidade de Columbia, em Nova York, não encontrou nenhum registro em nome dela. E a FAA, administração federal de aviação dos EUA, informou que a Titans Space, empresa pela qual Lays faria a viagem em 2029, não tem autorização para operar voos espaciais.

Procurada pela imprensa, Lays não se manifestou até agora e desativou seu LinkedIn.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por g1 (@portalg1)

Ficaremos atentos aos próximos passos da história da "uaistronauta".

Rafael Capanema

Rafael Capanema

Redator e jornalista. Foi repórter de tecnologia da Folha de S.Paulo, redator do BuzzFeed Brasil, blogueiro do UOL, colunista de humor da Folha e redator das redes sociais da Netflix Brasil.

Todos os artigos

Mais em Garimpo

Ver tudo

Mais de Rafael Capanema

Ver tudo